Renove a fachada de casa com cores que expressam sua personalidade

112

Pensando em renovar o visual da fachada de casa? É claro que uma bela mão de tinta traz beleza, modernidade e valoriza o local. Mas será que você consegue traduzir sua personalidade na hora da escolha das cores para a pintura? Pensando nisso, a Tintas Iquine, lançou mais um episódio do TV Mãos à Obra, que ensina a transformar a fachada de casa com cores que expressam seu estilo. Ele está disponível na página da Tintas Iquine no YouTube e também reúne outros vídeos da série.

Segundo a arquiteta Melissa Guaraná, as cores têm a capacidade de inspirar e renovar ambientes, muito além das tradicionais branco, cinza e bege. Uma casa com fachada toda branca e desgastada, por exemplo, ganhou visual completamente diferente após a aplicação da cor Colatina 1793, uma cor laranja fechada, que moderniza a estética do local, realçando detalhes de sua beleza atemporal. A janela da fachada exterior ganhou tintas na cor Guaraú 1314, um azul suave que harmoniza com a tonalidade de laranja das paredes.

Circuito Arq+Decor fachada1 Renove a fachada de casa com cores que expressam sua personalidade DICAS - Produtos e Serviços

Circuito Arq+Decor fachada2 Renove a fachada de casa com cores que expressam sua personalidade DICAS - Produtos e Serviços

Para completar a renovação do ambiente, a calçada em frente à casa foi com a cor Cinza Escuro 008, que dá um toque especial à transformação, ampliando a sensação de casa revigorada.

Veja mais dicas de cores sugeridas pela arquiteta:

Vermelho: uma fachada em vermelho, por exemplo, combina com estabelecimentos comerciais, como restaurantes. Segundo o estudo da psicologia das cores, o vermelho é conhecido por estimular o metabolismo, que, por consequência, faz aumentar o apetite.

Verde em tons claros: as tonalidades mais suaves de verde são geralmente usadas em clínicas médicas e podem ser aplicadas também em casa. O verde claro está relacionado à saúde e provoca a sensação de natureza, de vida mais saudável. Os tons mais claros proporcionam maior suavidade nas mensagens de equilíbrio, frescor e tranquilidade.

Cores vivas para portas: é possível ousar e escolher cores vivas para as portas, em tonalidades menos intensas. Exemplos: portas em tons mais leves de amarelo, laranja ou vermelho. Isso cria combinações interessantes com as paredes externas. Confira mais dicas no vídeo do YouTube.