“Devemos regenerar com beleza”, diz fundador da Cidade Matarazzo, Alex Allard

82

Empresário apresentou os princípios que deram origem ao complexo e os desafios de qualidade, criatividade e preservação do Patrimônio Histórico, no Fórum Internacional Expo Revestir

Alex Allard, durante a apresentação no auditório FIER+ da Expo Revestir.

O projeto da Cidade Matarazzo foi destaque durante o Fórum Internacional Expo Revestir, durante o dia dedicado à revitalização urbana, quinta-feira (21). O fundador do complexo, Alex Allard, apresentou os princípios que deram origem ao projeto e os desafios de qualidade, criatividade e preservação do patrimônio histórico.

Alex abordou as escolhas de revestimento na Cidade Matarazzo, que contemplam 17 mil toneladas de pedras oriundas de estados como a Bahia e o Espírito Santo. Crema Paraná, Branco Calacatta, Amazonite, Preto Paraná, Branco Nuvolato são algumas delas, que só conseguem ser extraídas com tecnologia de ponta. “As pedras brasileiras são incríveis, mas são muito difíceis de encontrar, porque são mercadorias de exportação. Tivemos que ir atrás.” De acordo com o empresário, são produtos de qualidade superior ao mármore italiano. “São produtos que estão nas maiores casas de luxo do planeta”.

O empresário também trouxe insights sobre como transmitir e gerar valor através das cadeias de produção da Cidade Matarazzo, unindo regeneração e sofisticação num mesmo projeto. “Eu tenho uma verdadeira obsessão de gerar valor com a preservação urbana. Temos a responsabilidade de praticar a regeneração na cadeia total de produção da Cidade Matarazzo”, afirmou.

A palestra abrangeu as seis esferas do complexo Matarazzo, que incluem empreendimentos de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios. Alex destacou o trabalho da AYA Earth Partners, um ecossistema que reúne empresas do setor privado para acelerar a descarbonização do país. “O Brasil tem que virar o grande líder das mudanças climáticas. O ativo mais valioso desse país é a biodiversidade”, declarou.

O evento, que reuniu profissionais do ramo e empresários do setor de design e arquitetura, focou na revitalização urbana, com apresentação do Head de Marketing e Eventos da ANFACER André Campana e abertura institucional do publisher da revista PROJETO, Fernando Mungioli.

Sobre a Cidade Matarazzo

Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna. O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel.