José Bechara apresenta instalação ao ar livre no Instituto Artium

75

Artista é um dos mais proeminentes de sua geração no cenário brasileiro, com obras em acervos do Centre Pompidou (França), Museum of Latin American Art (EUA), Pinacoteca (São Paulo) e MAM (Rio de Janeiro).

José Bechara apresenta instalação ao ar livre no Instituto Artium - BECHARA
João Caldas
José Bechara apresenta instalação ao ar livre no Instituto Artium - BECHARA1
João Caldas

O Instituto Artium de Cultura apresenta a exposição Lampejar, individual do grande artista carioca José Bechara. A mostra faz um recorte da produção recente de Bechara, que acumula mais de 30 anos de carreira.
Com apoio da Galeria Marília Razuk, a exposição inclui trabalhos da série Dancing in my room, na qual Bechara criou obras de pequenos formatos, superfícies que exploram cores altas e sólidas e que insistem em um transbordamento para além da métrica a que estão limitadas.

A mostra também traz peças tridimensionais da série Esculturas gráficas: Allen Allen grande, em alumínio e pintura fluorescente e Super Oxy em aço SAC. São esculturas constituídas por elementos geométricos de diferentes massas e medidas, ordenados por gravidade e que propõem reflexão sobre o vazio na medida em que, combinando sólidos cheios e vazios, sugerem “desenhar” no espaço real.
A exposição reúne um conjunto de pinturas nas quais a tradição geométrica, que usualmente afirma um mundo ideal, cede lugar a uma crise de certezas e elogia outros aspectos, mais ligados à condição humana: as imperfeições desse mesmo mundo constituído por dúvidas, receios e falhas. “Minha relação com a geometria guarda a vontade de revelar defeitos do mundo real, de corroer certezas e danificar as matemáticas”, detalha José Bechara.

Numa pesquisa cromática mais luminosa, em Lampejar o artista constrói espaços geométricos que oscilam entre o rigor formal e ocorrências randômicas. Aprofundando-se na sua técnica de oxidação, o artista revela novos tons e tramas, trazendo espaços elaborados a partir de campos com fronteiras frágeis, conjuntos de linhas hesitantes, que se esforçam para emergir no plano. Num procedimento que envolve cortes de uma grande superfície, uso de materiais e combinações químicas, cálculos, observação de vizinhança de cores, observação de pesos, processos de escolhas, uso de pincéis e outras ferramentas, repetições, observação de tempo e clima, observação de temperatura de cor, e acidentes, muitos acidentes.

Sobre o artista

José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Destaca-se como um dos artistas mais proeminentes de sua geração no cenário brasileiro, tendo suas obras em acervos de renomadas instituições nacionais e internacionais, incluindo Centre Pompidou, (França), Museum of Latin American Art (EUA), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM (Rio de Janeiro), Ludwig Museum (Alemanha), ASU Art Museum (EUA), dentre outras.

Serviço

LAMPEJAR – JOSÉ BECHARA
Instituto Artium de Cultura
Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000
Até 19 de maio de 2024.
Horário de funcionamento:
Quarta a sexta-feira, 12h às 18h
Sábados e domingos: 10h às 18h.
Segundas e terças: fechado.
Entrada gratuita