Público pode conhecer novos nomes da arte contemporânea em prédio icônico de Oscar Niemeyer

586

Artistas emergentes expõem trabalhos inéditos em ocupação artística urbana no centro da cidade; Intervenções acontecerão até abril de 2022;

Público pode conhecer novos nomes da arte contemporânea em prédio icônico de Oscar Niemeyer - arte passagem
Foto do espaço onde está localizado o arte_passagem, no Edifício Eiffel. Foto: Ana Pigosso

A cidade de São Paulo movimenta grande parte da cena artística nacional e é considerada palco de importantes iniciativas do setor. A vocação da capital para a cultura está também em ocupar – rompendo os limites físicos da arte exposta em museus – galerias, instituições e centros culturais, incorporando-a no dia a dia de quem vive em cada espaço da cidade. Nesse contexto, o projeto arte_passagem, apoiado pela plataforma Green Your City da Heineken®, conecta arte à paisagem e aos espaços e faz um convite ao público para conhecer e vivenciar obras de grandes nomes da cena contemporânea até 2022, com intervenções e performances gratuitas.

O endereço escolhido pelos idealizadores foi o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, o Edifício Eiffel, localizado no Centro de São Paulo. A ocupação tem como principal objetivo democratizar o acesso à arte por meio de uma mostra pública e gratuita em um ponto central da cidade, que é também um cartão postal para os amantes da arquitetura modernista. Quem passa todos os dias pela Praça da República se surpreende com o formato inusitado do prédio e ressignificando o espaço, o arte_passagem endossa sua vocação ao longo de intervenções e performances que acontecerão até março de 2022, com intuito de estimular a (con)vivência do edifício histórico.

Até abril de 2022, o espaço recebe duas intervenções artísticas que permeiam temas da contemporaneidade, como afetividade e sexualidade sob um viés político, comportamento social, lugar de fala e padrões estéticos com trabalhos de Leonilson e Rafael RG. O nome do projeto não vem por acaso, mas sim por um desejo de impactar o maior fluxo de olhares em um ambiente fora do eixo cultural, onde acontece a vida cotidiana, que abriga bombonieres, salões de beleza, oficinas e demais comércios. Em meio às vitrines, ironicamente reunidas em uma chamada “galeria comercial”, o espaço se torna propício para junção de arte e paisagem.

Intervenção, com Rafael RG e Leonilson

Abertura: 13 de janeiro, a partir das 16h.

Período expositivo: de 13 de Janeiro a 26 de Fevereiro, segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Entrada gratuita

Intervenção, com Amador e Jr – Segurança Patrimonial

Abertura: 11 de março, a partir das 16h.

Período expositivo: de 11 de março a 23 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Entrada gratuita