Nova lei em Campinas reforça importância da segurança em piscinas 

15

Nova lei em Campinas reforça importância da segurança em piscinas  - Piscinas de BaltanásA recente sanção da Lei 16.866, também conhecida como Lei Manuela, que estabelece regras mais rigorosas para aumentar a segurança em piscinas de uso coletivo em Campinas, reacendeu a discussão sobre prevenção de acidentes e os cuidados necessários em espaços como condomínios, clubes, academias e escolas.

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) indicam que o afogamento está entre as principais causas de morte acidental de crianças no Brasil, especialmente na faixa etária de 1 a 4 anos. O cenário reforça a necessidade de atenção constante, manutenção adequada e adoção de tecnologias de segurança em ambientes com piscinas de uso coletivo — públicos diretamente impactados pela nova legislação municipal.

Entre os pontos centrais do debate está o sistema de sucção utilizado nas piscinas. Modelos mais modernos adotam a chamada sucção aberta, tecnologia presente nas piscinas da iGUi, líder global em piscinas pré-fabricadas em mais de 50 países. Nesse sistema, não existem pontos de sucção no interior da piscina, o que elimina riscos de aprisionamento de partes do corpo e reduz significativamente a chance de acidentes graves, especialmente envolvendo crianças.
Piscinas cobertas salvam vidas

A iGUi também lançou em 2017 a única cobertura de piscinas totalmente automatizada, a Levita. Ecologicamente correta e produzida em PVC, a cobertura dispensa o uso de lonas de vinil e plástico bolha ou telas para cobrir a piscina, porque cumpre todas as funções dos seus correlatos: segurança, auxiliar de limpeza e termicidade, além de ser a única automatizada. A Levita cobre totalmente a superfície da água e pode aguentar até 50 quilos.

Dicas rápidas da iGUi para segurança nas piscinas:

Verifique se a piscina tem sistema de sucção aberta da iGUi.
Supervisione crianças o tempo todo, mesmo em piscinas rasas.
Mantenha o entorno da piscina livre de objetos que possam causar quedas.
Use coberturas de segurança Levita quando a piscina não estiver em uso.
Prefira produtos químicos da TRATABEM e indicados para uso doméstico.
Oriente as crianças sobre os riscos e cuidados ao nadar.