Como escolher o revestimento certo para cada ambiente?

109

Confira as diferenças entre acabamentos polidos, acetinados, satin, natural e hard e suas indicações

Circuito Arq+Decor Portinari Como escolher o revestimento certo para cada ambiente? NEWS
Escolher os revestimentos da obra é um dos momentos mais gostosos. É quando tudo vai ganhando forma, texturas e cores. Por isso, acertar na escolha de pisos, paredes e até mobiliários, faz toda a diferença, tanto envolvendo o quesito para durabilidade quanto para trazer aquele charme ao projeto. Existem diferentes opções de porcelanatos e é importante saber onde usar cada um. No portfólio da Portinari, podemos encontrar exemplos de peças polidas, acetinadas, satin, natural e hard. Mas você sabe a diferença entre elas e suas capacidades de aplicação?

No caso das peças acetinadas e naturais, apesar de apresentarem o mesmo visual sem brilho, são indicadas para diferentes ambientes. O porcelanato natural apresenta maior capacidade antiderrapante, ideal para banheiros e lavanderias, por exemplo. São verdadeiros coringas e podem ser usados também em praticamente toda a casa, inclusive nas áreas cobertas.

Os acabamentos polido, acetinado e satin têm um toque gostoso e suave e são melhores para ambientes secos, como salas, quartos, lavabos, cozinhas etc. Porém, é preciso se atentar para não aplicar esse tipo de acabamento em áreas molhadas. Por contarem com um coeficiente de atrito menor que o natural, por exemplo, são contraindicados para pisos de box de banheiro, varandas e sacadas que não sejam fechadas.

Quando se fala do acabamento hard, a indicação são as áreas externas. Com maior capacidade antiderrapante entre todos os acabamentos, o produto pode ir para o entorno de piscinas, calçadas, rampas e áreas externas sem cobertura. Outra dica é a de cuidar para não optar por um revestimento hard em piso de ambientes internos que exigem mais limpeza, como cozinhas, banheiros e quartos.