Hábitos que devem ser evitados durante a limpeza da casa

88

Circuito Arq+Decor limpeza Hábitos que devem ser evitados durante a limpeza da casa DICAS - Produtos e ServiçosTem uma única vassoura para limpar a casa inteira? Usa a mesma esponja para diferentes utensílios ou até ambientes? O mesmo produto de limpeza em todos os pisos? Deixa a pia da cozinha toda molhada com frequência? A roupa secar por muito tempo no varal? Torce o pano com muita força? Se a resposta foi sim para pelo menos uma destas perguntas, continue lendo este texto! A Bettanin ouviu  especialistas sobre limpeza, que apontaram os maiores erros no cuidado com a casa.  Acompenhe:

Pisos diferentes, pedem químicos diferentes! – É muito comum as pessoas utilizarem um único produto para lavar todos os cômodos da casa. Porém, se os pisos são diferentes, serão necessários químicos específicos para cada higienização. O uso de um produto próprio para porcelanato, por exemplo, em um ambiente com piso laminado, além de não limpar de forma efetiva, pode danificar e tirar o brilho daquele material.

Cada esponja no seu quadrado! – Imprescindíveis dentro de qualquer residência, as esponjas são super versáteis, contudo, é preciso ter em mente que, para uma higienização eficiente e segura, é necessário ter uma esponja específica para cada tipo de limpeza. Isso para evitar de as bactérias e vírus se espalhem para todos os ambientes. Pode ainda ter um modelo para cada tipo de louça. Vidros, inox e alumínios necessitam de uma lavagem mais delicada. Os demais utensílios podem ser higienizados com uma esponja multiuso.Quanto ao descarte, sugere-se que ocorra a cada 7 dias de uso.

Para cada ambiente uma vassoura! – Assim como os químicos e as esponjas, outro item que costuma ser utilizado para limpezas diversas, sem dúvidas, é a vassoura. Pisos lisos ou ásperos, áreas internas ou externas, são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha do produto e que fazem a diferença na hora da limpeza. Existem vassouras com cerdas mais rígidas, aquelas mais macias e flexíveis e existem, também, as cerdas de vassouras multiuso, sendo firmes e macias, se diferenciando das demais. A primeira é indicada para limpeza externa, com pisos rústicos, acimentados e de pedra; a segunda é indicada para uma limpeza delicada, uma vez que apresenta flexibilidade e leveza, evitando riscos nas superfícies; já as que veem com cerdas multiuso são indicadas para todos os tipos de limpeza.

Nada de torcer os panos! – Além de evitar utilizar o mesmo pano em todos os ambientes é preciso se atentar à forma de remover o excesso de água do produto, a fim de prolongar sua vida útil. Ao torcer o pano com força, as fibras do tecido podem ser prejudicadas, fazendo com que o item não seja tão efetivo no próximo uso. A forma mais indicada de remoção da água é apertá-lo para tirar o excesso e estendê-lo para uma secagem natural.

Não deixe as roupas no varal depois de secas! – Com a rotina agitada, esquecer as roupas penduradas no varal, ou deixá-las mais tempo do que o necessário, pode ser comum. No entanto, este é um hábito que pode prejudicar a cor, maciez e durabilidade dos tecidos, pois o excesso de exposição ao sol pode deixar as peças exageradamente secas e difíceis de serem passadas. Também o uso do prendedor por um longo período pode deixar as roupas marcadas. Além disso, os prendedores também podem ser danificados, por isso, o ideal é sempre removê-los do varal e armazená-los em um recipiente adequado. Fique de olho!