Incorporadora VitaUrbana traz o conceito de fachada ativa – aquela que oferece espaço para instalação de lojas comerciais e de serviços – em seus empreendimentos da linha Nurban, em fase de construção e lançamento nos bairros da Vila Madalena, Vila Mariana e Santa Cecília.
O de Santa Cecília, lançado recentemente, já comercializou as quatro lojas disponíveis. O da Vila Madalena terá duas, uma delas já comercializada e o da Vila Mariana, em fase de obras, terá uma loja. Alinhadas à tendência das pessoas de buscarem cada vez mais serviços e comércio próximos do local de moradia, as fachadas ativas dos empreendimentos trazem não apenas praticidade e conveniência, com a oferta de lojas, como também contribuem para revitalizar o espaço urbano.

Voltados ao público jovem e adulto que privilegia o uso de transporte urbano e, consequentemente, a proximidade com estações de metrô, os projetos da VitaUrbana não dispõem de garagem, o que permite um melhor aproveitamento da fachada. “A instalação de ambientes comerciais nas áreas térreas dos empreendimentos é uma forma de aproveitar melhor o espaço urbano, ampliar a movimentação de pedestres e contribuir para a segurança do entorno e do bairro. São fatores que tornam o local mais ativo e atraente”, afirma Juan Galan, sócio da incorporadora ao destacar que as fachadas ativas valorizam não apenas o edifício, mas também o espaço público.


De acordo com o SECOVI, em 2021, dos 931 lançamentos imobiliários residenciais na capital paulista, 137 deles, ou 15% do total, fizeram uso da fachada ativa.