Confira quatro dicas para uma casa conectada

458

Especialista da TP-Link sugere implementações que, com a ajuda de um roteador de última geração, deixarão o seu dia a dia mais inteligente

Confira quatro dicas para uma casa conectada - tplink
(Imagem: Freepik)

As casas inteligentes são uma tendência que ganha cada vez mais adeptos nos últimos anos. Ainda com muito a crescer no mercado brasileiro, a tendência de moradias cada vez mais conectadas e que se diferenciam por sua proposta de automatização de atividades estão em alta. Assim, com o auxílio de dispositivos conectados ao Wi-Fi, como Smart TVs, assistentes de voz e lâmpadas e tomadas inteligentes, os moradores podem facilmente comandar ações que se iniciam em definir lembretes e chegam a trancar as portas.

Pensando nisso, Fábio Appel, coordenador de Produtos da TP-Link, separou quatro dicas para quem deseja deixar sua casa mais conectada em 2022. Confira as sugestões:

INVESTIR EM CÂMERAS DE MONITORAMENTO
Com o fim das férias e o modelo híbrido de trabalho que as empresas têm adotado, uma preocupação surge: como ficar de olho no que acontece em casa, com os filhos, pets e até mesmo possíveis intrusos? Investir em câmeras de monitoramento ajuda a não deixar nada passar em branco e o mercado hoje oferece câmeras inteligentes, que podem ser acessadas e monitoradas por meio de celulares. Além disso, muitas delas são compatíveis com os assistentes de voz, que trabalham em conjunto com os dispositivos conectados.

IMPLEMENTAR UM ASSISTENTE DE VOZ
O assistente de voz é uma peça muito interessante. Ele pode ser distribuído estrategicamente pela residência, de modo que, mediante comandos de voz, realize funções como ligar aparelhos, tocar música, controlar lâmpadas e tomadas inteligentes e efetuar chamadas. Ele, junto de um roteador, será o responsável por orquestrar todas as atividades de devices como Smart TVs, caixas de som e até mesmo fechaduras inteligentes.

ADQUIRIR UM ROTEADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Muitos não sabem, mas os roteadores Wi-Fi apresentam diferentes especificações para diferentes necessidades. Quando se fala de cobertura, por exemplo, são diversos modelos que cobrem áreas que vão de 50 a 500m². Portanto, para que os aparelhos inteligentes residenciais funcionem perfeitamente, é necessário observar alguns fatores, como se o sinal Wi-Fi está distribuído de forma eficiente. Dependendo da metragem e paredes em alvenaria, pode ser o caso de investir em repetidores de sinal ou até mesmo em um pack de roteadores Mesh, que se interligam e eliminam as chamadas zonas de sombra ao criarem uma rede unificada.

COMPRAR APARELHOS COMPATÍVEIS COM O SEU ROTEADOR
Por último, os usuários precisam ficar atentos à compatibilidade dos aparelhos com o roteador residencial. Isso porque a tecnologia Wi-Fi, assim como o padrão de rede móvel, ganha atualizações com o passar do tempo. Enquanto a rede sem internet móvel caminha para o 5G, o Wi-Fi se encontra no padrão 802.11ax, a sexta geração Wi-Fi. Assim, dispositivos como smartphones e videogames fabricados recentemente são compatíveis com o Wi-Fi 6, oferecendo o máximo proveito dos devices, ou seja, vale conferir com qual padrão Wi-Fi eles comportam. O roteador é a espinha dorsal da conexão residencial, então adquirir um dispositivo eficiente é investir não ‘apenas’ em um roteador, mas sim no futuro. Confira abaixo sugestões da TP-Link para uma casa conectada:

Tapo C100 – Câmera de Monitoramento Wi-Fi Full HD

Confira quatro dicas para uma casa conectada - TIPLING1

• Vídeo em Alta Definição, visão noturna, notificação de movimento, alarme de som e luz, áudio bidirecional, armazenamento seguro, fácil configuração e gerenciamento

Archer AX10 — Roteador Wi-Fi 6 AX1500

Confira quatro dicas para uma casa conectada - TIPLING2

• Tecnologia Wi-Fi 6, velocidades de próxima geração de 1.5 Gbps, conecte dezenas de dispositivos, CPU com três núcleos, ampla cobertura, portas gigabit e fácil configuração.

Deco M4 — Sistema Wi-Fi Mesh em Toda Casa AC1200

Confira quatro dicas para uma casa conectada - TIPLING3

• Elimine áreas de sombra de sinal de uma vez por todas, ideal para cobrir uma área de até 260m², conexões rápidas e estáveis com velocidades de até 1167 Mbps, é possível conectar até 100 dispositivos em sua rede Wi-Fi, permite limitar o tempo on-line e bloquear sites inapropriados de acordo com perfis exclusivos criados para cada membro da família e instalação.

TL-WA850RE – Repetidor Wi-Fi 300Mbps

Confira quatro dicas para uma casa conectada - TIPLING4

• Modo Repetidor de Sinal aumenta a cobertura Wireless para áreas antes inalcançáveis ou de difícil cabeamento, tamanho compacto e design adequado para paredes, porta ethernet permite ao repetidor funcionar como um adaptador wireless para conectar dispositivos cabeado e o controle de LEDs inclui funções para uma noite de sono tranquila