Como escolher um ar-condicionado que possui a função de aquecimento

75

Circuito Arq+Decor arcondicionadoquente Como escolher um ar-condicionado que possui a função de aquecimento DICAS - Produtos e ServiçosEm 2021, a capital paulista chegou a marcar 8°C nos termômetros e a cidade do Rio de Janeiro 12°C neste inverno. Essas temperaturas fazem com que até mesmo dentro de casa as pessoas sintam frio. Para ajudar neste sentido, um aparelho pode fazer a diferença: o ar-condicionado. Pouca gente sabe, mas alguns equipamentos contam com a função de aquecer. Abaixo, confira quatro dicas fundamentais para escolher um modelo que tenha essa configuração.

Veja se o ar-condicionado possui ciclo reverso – Os aparelhos de ar-condicionado que possuem as funções resfriar e esquentar podem ser encontrados com facilidade no mercado. O aquecimento ocorre quando o equipamento é dotado do chamado ciclo reverso. No manual de instruções, é possível conferir se o modelo possui a função.

Priorize o filtro autolimpante – Escolha um aparelho que tenha filtro autolimpante para eliminar a formação de fungos e bactérias. Se houver proliferação destes microrganismos, o ar quente tende a evidenciar ainda mais um odor desagradável. O Mini Split Hi-Wall Inverter da Trane é um exemplo de equipamento que possui esta propriedade.

Opte pela função timer – A opção permite o desligamento programado do aparelho. Nos dias frios, o ideal é programar o desligamento do ar-condicionado em uma hora após se deitar para dormir, já que o ar quente tende a se conservar em ambiente fechado. Deixar o aparelho ligado a noite inteira pode provocar calor mesmo em dias de baixa temperatura além de ressecamento do ar causando desconforto. Fora o gasto com energia que será elevado.

Tenha a opção de rápido aquecimento em ambientes amplos – Levando em conta ambientes maiores, como a sala de estar, a função turbo para o aquecimento pode ser bem interessante, pois proporciona rápido aquecimento do local. Quando chegamos da rua no inverno, queremos rapidamente nos aquecer, portanto um aparelho de maior potência na sala poderia executar essa função. O Split Inverter nas versões Multi Split (climatiza até 5 ambientes) ou individual, como Split Black Glass da Trane, apresenta uma potência de 9.000 a 24.000 BTU/h e função turbo no controle remoto. Já a linha U-match, opções de evaporadoras Piso-Teto, Cassete e Duto, nas capacidades 18.000 a 60.000 Btus, e são ótimas escolhas para dias frios por terem também a versão de aquecimento.