Cinco cuidados que a empresa precisa tomar no retorno do trabalho

96

Circuito Arq+Decor trabalhopandemia Cinco cuidados que a empresa precisa tomar no retorno do trabalho DICAS - Produtos e Serviços1 – Pensar no bem-estar dos colaboradores – nos países onde a vacinação está em um estágio avançado, mas há ainda muito medo desse retorno aos escritórios. Para conhecer as dores e saber como lidar com as incertezas, a Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, se concentra nas dificuldades particulares de cada equipe, trazendo soluções educacionais adequadas para cada caso. A escola terá importante papel nesse processo de mobilização das equipes e capacitação dos times para os novos desafios.

2 – Organização do espaço físico – o retorno gradual pode ser uma opção muito interessante, já que trabalho híbrido equilibra o presencial com o home office. Para essas empresas que pretendem seguir operando com as duas modalidades, algumas soluções estão surgindo para ajudar os “escritórios do futuro” automatizando as operações e ajudando diversas áreas das empresas. Um exemplo é ferramentas como a Escala Espaços, da startup Escala, gerencia as posições e locais de trabalho flexíveis, cria escalas para os espaços, ou seja, divide e organiza qual colaborador irá ocupar cada posto de trabalho, mesa ou sala de reunião, escalas de trabalho, plantões e turnos.

3 – Preparação e reparos no escritório – antes de determinar a volta aos escritórios e decidir o dia de volta, é essencial que as empresas avaliem se os espaços estão prontos para receber esses colaboradores de volta. Eles podem estar precisando de reparos como pintura, verificação da rede elétrica, hidráulica, como encanamento, luzes e energia. Além disso, muitos dos espaços precisam ser adaptados, uma vez que ainda é necessário manter as regras de distanciamento social.

4 – Avaliação psicológica dos colaboradores – impossível voltar ao trabalho como se nada tivesse acontecido. É importante se considerar que a maioria dos colaboradores retornará aos escritórios com novas histórias, algumas felizes e muitas tristes, já que durante a pandemia muitos tiveram contato com o luto e a perda de familiares e amigos. Todo o trabalho relacionado à saúde mental que tanto se falou durante a pandemia, deve se prolongar no retorno ao trabalho, já que é importante ajudar as empresas com trabalhos preventivos e não apenas paliativos. Nesse sentido, a Bee Touch possui plataformas como o Estressômetro, que torna possível avaliar o nível de estresse do colaborador, e se há algum sinal amarelo ou vermelho que ele possa vir a ter algum problema de ansiedade ou estresse relacionado ao trabalho. Já AVAX Psi, a primeira plataforma digital de avaliação psicológica do Brasil, cruza dados sobre saúde mental e analisa os resultados a partir de uma metodologia própria. Todos são feitos e executados por meio de dados e podem garantir um diagnóstico antecipado do colaborador, evitando que ele se exponha e também que a empresa tenha prejuízos com faltas e afastamentos.

5 – Recrutamento 100% digital – Cada vez mais as pessoas vão optar por ficarem em casa, seja para home office ou aos finais de semana. Isso vai gerar uma nova demanda por processos seletivos totalmente online, com total cuidado e, ainda assim, garantindo a conexão entre os candidatos e as empresas. Nesse cenário, a Taqe se apresenta como uma solução que utiliza testes gamificados para recomendar profissionais previamente selecionados a recrutadores. O objetivo é conectar todo o ecossistema de empregabilidade, ampliando as oportunidades para candidatos e aumentando a produtividade das empresas.