CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA

72

Especialistas revelam dicas para prolongar a eficiência e funcionalidade das churrasqueiras

CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA - churras
Projeto Daniel Bastos – Churrasqueira Construflama / Foto: Tarso Figueira

A tradição brasileira do churrasco é presença certa nas comemorações com familiares, amigos, ou colegas de trabalho, em uma cena bastante comum: churrasco e piscina, ou churrasco e praia. É sucesso certo!

Com essa utilização mais constante das churrasqueiras, a atenção com a limpeza e manutenção dos equipamentos devem ser redobradas, para evitar imprevistos e prolongar a vida útil dos instrumentos utilizados.

Pensando nisso, especialistas da Construflama, marca referência em produtos que inovam a arte e o prazer de fazer fogo, apontaram alguns pontos importantes no cuidado, manutenção e limpeza das churrasqueiras. Confira!

Higienização

É unânime a recomendação de limpezas frequentes em áreas e equipamentos utilizados na preparação de alimentos, e com a churrasqueira não é diferente. “A limpeza das churrasqueiras deve ser feita imediatamente após o uso. Quanto mais tempo, mais restos de alimentos permanecem no equipamento, mais perigoso pode ser a reutilização do mesmo.”, aponta Patrick Cassab, Diretor da Construflama.

CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA - churras1
Projeto Showroom Construflama / Foto: Ariel Jaeger

No caso das churrasqueiras à carvão, as cinzas do churrasco anterior devem ser descartadas e as grelhas utilizadas devem ser lavadas. “Para limpar as grelhas, o recomendado é que as mesmas fiquem de molho em água com detergente neutro, e após essa primeira etapa de limpeza, uma lã ou escova de aço, uma espátula, ou uma esponja de limpeza pesada seja utilizada para remover as impurezas.”, afirma Patrick.

CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA - churras2
Projeto Luciana Paione Arquitetura / Foto: Caruru Estúdio

O óleo de cozinha também pode ser utilizado na tentativa de eliminar a fuligem, após o uso, um papel toalha deve ser manuseado para remover o excesso e facilitar a secagem da grelha.

Manutenção

A manutenção constante é outro ponto imprescindível para se obter a máxima eficiência e durabilidade das churrasqueiras. “Para os modelos com grelhas giratórias, o sistema mecânico deve ser avaliado e lubrificado mês a mês.”, explica o diretor.

CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA - churras3
Projeto Rafaella Bittencourt / Foto: Morgana Nunes

O cuidado com a caixa de braseiro de bancada, e a constante verificação dos acendedores também é importante, esses dispositivos sujos ou entupidos podem representar queda no desempenho das churrasqueiras. “A limpeza dos acendedores pode ser feita com a simples utilização de um pano úmido.”, declara Patrick Cassab.

CHURRASQUEIRAS: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO E A LIMPEZA - churras4
Churrasqueira Construflama a gás Infinity / Projeto Cláudio Augusto / Foto: BRUNOOBERTOLDO

São diversos modelos de equipamentos, portanto, para limpeza e manutenção eficaz, o fundamental é estar ciente das recomendações feitas pela empresa e das características do modelo de churrasqueira que melhor atende às necessidades da sua área gourmet