Atenção e cuidado com os golpes on-line

77

Informação é chave para segurança digital e midiática

Circuito Arq+Decor golpenarede Atenção e cuidado com os golpes on-line DICAS - Produtos e Serviços

O cenário da pandemia acelerou uma realidade que já estava em curso entre os consumidores: as compras de produtos e serviços on-line. Entretanto, se por um lado isso trouxe comodidade, por outro, incentivaram novas modalidades de crimes digitais.

Pesquisas apontam que, em 2020, o número de sites, perfis, e-mails e mensagens falsas aumentaram. Índices que podem estar diretamente relacionados ao episódio das pessoas estarem mais tempo em casa e acessando a internet. Essa realidade exige que o consumidor aumente também a sua proteção, com atenção redobrada.

O coordenador e professor do curso de Direito da Anhanguera, Guilherme Bittencourt Martins, explica como se prevenir: “Ficar atento ao informar os dados pessoais, em especial senhas bancárias. Hoje,por conta da lei de proteção de dados (LGPD), as informações e dados pessoais não podem ser divulgados e repassados. Disponibilizar também a opção de notificação via SMS de compras realizadas no cartão de crédito e denunciar no próprio aplicativo do banco o bloqueio do cartão são outras boas medidas”.

As causas mais comuns de golpe contra o consumidor são: Compras on-line em sites falsos; clonagem de cartão de crédito, do WhatsApp e número de telefone; uso indevido de documentos e fraude em financiamento.

Dicas de prevenção:

– Mudar a configuração do WhatsApp para que a foto do perfil só apareça para os contatos salvos

– Verificar pedidos de ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais

– Evitar enviar dados pessoais por aplicativo de mensagem ou ligação telefônica

– Alertar imediatamente os contatos sobre o uso indevido do perfil no aplicativo WhatsApp

– Não acessar links ou e-mails suspeitos, desconfie de conteúdos com erros de português.