Desde estímulos visuais em quarto infantil a paisagens naturais na janela, os benefícios vão além do entretenimento

Os projetores têm se tornado uma opção cada vez mais popular para assistir a filmes, séries, shows ou até para jogar com amigos e família, principalmente na parede da sala ou do quarto. O que muitos não sabem é que essa tecnologia oferece benefícios e funcionalidades que vão além do entretenimento, podendo ser utilizada de forma criativa em diferentes cômodos, ocasiões e superfícies, como no teto ou em objetos e persianas, enquanto elementos decorativos.
É o que mostram as arquitetas Luciana Moreno e Yara Elias, que aplicaram a tecnologia da Epson em seus ambientes da CASACOR São Paulo 2025, em agosto. Na mostra, que reuniu mais de 70 ambientes assinados por 95 profissionais de arquitetura e decoração, dois chamaram a atenção dos visitantes — o banheiro e o quarto do bebê — por conta dos projetores em espaços pouco usuais.
Projeção no quarto infantil
O Quarto do bebê, da arquiteta e urbanista Yara Elias, foi pensado como uma gruta para trazer a ideia de um abrigo natural e seguro ligado ao encanto e à descoberta. Simbolizando a jornada do bebê para o mundo exterior, foram utilizados tons neutros, nichos iluminados, decorações e experiências sensoriais que remetem à conexão com a natureza. A parceria com a Epson veio para mostrar os benefícios da projeção no quarto infantil, onde o projetor smart EF-21 reforça a proposta da temática e traz uma vivência imersiva e personalizada para o ambiente.
“Optei por projetar imagens na parede do quarto que remetem a gruta e estrelas, trazendo um toque de fantasia para o nosso ‘bebê’, que está experimentando um mundo novo em seu próprio quarto”, conta Yara. “O ambiente deve ser estimulante para o desenvolvimento do bebê ou da criança, e as tecnologias de hoje podem servir como ferramentas para esse estímulo. Além de tornar o cômodo mais acolhedor, a projeção também pode ajudar na hora do sono, na percepção visual e educativa, e no incentivo à fantasia e criatividade”, afirma.

Projeção no banheiro
O outro ambiente da CASACOR São Paulo que utilizou a projeção como um complemento importante foi o banheiro “Respiro”, assinado pela arquiteta Luciana Moreno. É um dos espaços funcionais, que pode ser usado pelo público, localizado logo no início da mostra. O desafio de aliar acessibilidade, conforto e bem-estar foi resolvido com soluções que reforçam sensações de calma, liberdade e contato com a natureza.
Inspirado no mar e na praia, o ambiente apresenta uma paleta de cores com tons de terracota, areia e azul, além de objetos decorativos que convidam à reflexão sobre um futuro mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente. O banheiro conta ainda com o projetor smart EF-21, da Epson, que projeta paisagens naturais de forma alternada na persiana da janela, oferecendo a experiência de estar em diferentes cenários.
A tecnologia num ambiente como esse gerou muita curiosidade e empolgação entre os visitantes. “As pessoas ficaram surpresas e gostaram muito, porque não imaginavam que era possível usar a projeção dessa maneira. Algumas delas, inclusive, chegam a pensar que a imagem era a vista real da janela”, conta Luciana.
