Paleta ganha destaque nesta época do ano, ao trazer romantismo e aconchego aos ambientes

Os tons terrosos são apontados como uma forte tendência para 2023, tanto na decoração quanto nos segmentos da moda e beleza. Nas casas, quando combinadas com elementos naturais, as cores oferecem uma sensação de conforto, com toques de modernidade, além de transferirem sofisticação e elegância aos ambientes. A Suvinil, marca de tintas decorativas, atenta às macro e microtendências, elegeu Calcita Alaranjada como cor de 2023, um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto.
Devido a oferecerem uma sensação de aconchego e romantismo, o uso de cores terrosas ganha ainda mais força. “Essas tonalidades conseguem trazer a natureza para mais perto. A cor do ano da Suvinil, por exemplo, é inspirada no mineral homônimo, que carrega a energia da novidade, cujas características reenergizantes e purificantes, ajudam a renovar o lar”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing, Cor e Conteúdo na Suvinil.
Para ilustrar esta aposta, abaixo alguns projetos inspiradores que usam tons terrosos, combinados a itens, objetos, texturas e materiais do espaço. Confira!

Este apartamento foi entregue pela construtora há 100 anos e os moradores, com objetivo de deixar as paredes parecidas com as originais, realizaram um trabalho cuidadoso para remover as camadas de tintas. Com ajuda da Suvinil, encontraram as tonalidades Bolo de Nozes, Algodão Egípcio e Croissant, que traduzem o mood do lar centenário. Antes, as superfícies eram revestidas na cor azul-claro. Os tons terrosos, ainda que mais leves, foram combinados com móveis antigos, grande parte com acabamentos em madeira, deixando o apartamento com uma atmosfera mais aconchegante e identidade bem marcada.

No projeto acima, a parede foi revestida com o lançamento Suvinil Toque da Terra, uma massa criada para efeitos decorativos que geram um visual manchado e rústico no ambiente. Aqui, foi aplicada a cor Barro do Cerrado, a qual, combinada aos demais itens de decoração, confere ao espaço essa proximidade com a natureza, por conta das tonalidades presentes.

A Calcita Alaranjada, eleita a cor do ano de 2023 pela Suvinil, foi a escolhida para revestir a parede que fica atrás da cama, formando uma moldura. Por ser um tom próximo ao da madeira, também destacado no armário, a pintura criou uma harmonia no ambiente. Para a decoração, as almofadas em azul causam um contraste com a parede, fazendo com que o laranja terroso ganhe ainda mais protagonismo. Os outros detalhes seguem na paleta de tons mais naturais.
Confira as dicas da Suvinil para uma parede perfeita
Para que o resultado fique ainda melhor, a marca reforça cuidados importantes a serem considerados durante a pintura e renovação dos ambientes:
• Evitar pintar as superfícies em dias chuvosos e úmidos;
• Importante identificar possíveis patologias da superfície, para que possam ser corrigidas;
• Utilizar um pano úmido para retirar gorduras e poeira das paredes;
• Cobrir espaços que não serão pintados com lona ou jornal, para que não sujem