Roupa de cama: orientações indispensáveis para pessoas alérgicas

347

Especialista indica cuidados especiais com a lavagem e armazenamento das peças para prevenir doenças respiratórias

Roupa de cama: orientações indispensáveis para pessoas alérgicas - roupa de cama

A melhor forma de restabelecer a energia depois de um dia de trabalho é aproveitando uma boa noite de sono. Entretanto, para além do momento de descanso, uma atenção especial precisa ser levada em conta: as roupas de cama, frequentes em nosso cotidiano, se não higienizados corretamente, podem ser grandes causadores de condições como rinite alérgica, asma, dermatite atópica e outras alergias.
Pensando nisso, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, preparou uma lista com algumas observações que podem auxiliar no processo de limpeza das roupas de cama, de modo a garantir melhor qualidade de vida a quem sofre com problemas respiratórios. Confira:

Lavagem

Sabão neutro é o mais indicado para pessoas alérgicas. “O sabão em pó, geralmente, tem bastante perfume, que é um dos principais causadores de crises. A lavagem da roupa também deve ser realizada com água quente, potencializando a retirada de sujeiras e manchas. É importante também se atentar ao enxágue das roupas, para que não fiquem com resíduos”, afirma.

Tempo de Armazenamento

Embalagens a vácuo são uma alternativa interessante, levando-se em consideração que o processo isola o objeto de ativos externos, protegendo-os por mais tempo. “Capas protetoras para esses artigos ajudam a evitar o aparecimento de ácaros. Roupas armazenadas por muito tempo tendem a criar mofo. Lave novamente e, se possível, passe as roupas com ferro quente também.”

Material adequado

Para finalizar, Camila ressalta a relevância da escolha do tecido adequado. “Opte por produtos que têm em sua composição maior porcentagem de algodão e, em lugar dos cobertores de lã, prefira os de plush, que acumulam menos pó e são mais fáceis de lavar, podendo ser higienizados uma vez por mês. Caso tenha animais de estimação, antes de colocar o lençol ou a fronha para lavar, é aconselhável sacudir antes, a fim de retirar o excesso dos pelos”, finaliza.