Veja como a escolha maximiza o impacto visual, ao mesmo tempo que oferece praticidade na instalação e simplicidade na manutenção

O pé-direito é um dos elementos mais importantes na arquitetura de interiores, se refere à dimensão entre o piso e o teto de um ambiente e essa variação pode transformar completamente a percepção e a finalidade de um espaço. Quando se trata de uma parede mais alta, geralmente acima dos 2,80m e bastante presente em salas de estar e halls de entrada, ela se destaca por seu caráter monumental e a capacidade de integração entre diferentes níveis.
Para sua estética é fundamental a escolha de revestimentos que se somem à imponência das medidas com a estética e a funcionalidade esperada para o projeto. E é justamente aqui que os Superformatos, da Roca Cerámica, marca da Roca Brasil Cerámica, empresa pertencente ao grupo mexicano LAMOSA, se sobressaem: as lâminas são perfeitas para recobrir extensas superfícies com elegância, praticidade e um visual quase isento de juntas, reforçando a continuidade visual fluida.
Com o domínio tecnológico que a estabeleceu como pioneira no segmento, o portfólio de lâminas e lastras da Roca Cerámica conta com cinco variações de tamanhos: 100 x 120cm; 120 x 120cm; 120 x 250cm; 160 x 160cm e 160 x 320cm, que impressiona por sua capacidade de cobertura. Ademais, as séries somam 70 opções de estampas que consolidam a marca com a maior diversidade de texturas do país e a espessura de apenas 7 mm.
Ainda no quesito eficiência, os Superformatos permitem que o especificador defina a altura que melhor se enquadre no projeto, encontrando aquela capaz de recobrir exatamente em sua totalidade ou com pequenos ajustes de corte ou complemento. “Essa eficiência endossa o não desperdício que impacta tanto no desembolso financeiro dos clientes e na diminuição dos resíduos que é, sem dúvidas, um dos grandes desafios enfrentados na construção civil”, enfatiza Christie Silva Schulka, gerente de Marketing da Roca Brasil Cerámica.
O pé-direito na sua versão mais comprida tem o poder de impactar diretamente no conforto térmico e acústico do ambiente, já que o calor e o som se dissipam mais facilmente para o teto. Na imagem, o Superformato da série Alpi, inspirado

mármore verde encontrado na Itália e nos acabamentos mate e Micro Crystal
Considerando que o pé-direito padrão é marcado por uma parede entre 2,60 e 2,80 m, a versão mais alta compreende uma altura entre 3 e 4m e é ideal para o uso de janelas maiores que favoreçam a iluminação e ventilação natural, além de designar mais liberdade no design de interiores. Já o pé-direito duplo corresponde a medida de dois pavimentos, entre 5 e 6 m ou mais, e uma integração entre andares que valoriza o projeto arquitetônico.
Por que especificar os Superformatos da Roca Cerámica?
Junto com os atributos já relacionados, por sua exímia resistência, as lâminas e lastras da Roca Cerámica asseguram a longevidade do revestimento, eliminando a necessidade de reparos, principalmente em áreas úmidas ou de grande movimentação. Para ambientes residenciais ou comerciais, os Superformatos adicionam a resistência às manchas e aos impactos – propriedades que fazem toda a diferença no dia a dia.

– Estética aprimorada: as lâminas reproduzem com perfeição a estética de mármores e pedras naturais, entregando sofisticação a qualquer ambiente;
– Alta resistência: a performance comparável às das pedras naturais é assegurada pelo know how tecnológico presente em seu parque fabril;
– Custo-benefício: comparados às pedras naturais, os Superformatos apresentam um custo mais atrativo com a chancela da durabilidade e estética refinada.
A gerente de marketing da Roca também destaca a sustentabilidade como um fator chave. “Com o crescimento da demanda por Superformatos e soluções mais inteligentes para o mercado de construção, firmamos o compromisso público de reduzir o impacto ambiental sem abrir mão da qualidade e do design, proporcionando aos especificadores a liberdade criativa que seus projetos merecem”, acrescenta.











