O Brasil integra o ranking dos países que mais geram energia solar no mundo, segundo levantamento publicado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA). Com isso, o país ultrapassou países como Holanda e Coreia do Sul, conquistando a 8ª posição do estudo. Esta é uma ótima notícia para o Brasil e sinal positivo de seu crescimento no segmento de energia solar.
De acordo com estudos da IRENA, até 2050, dois terços de toda energia produzida no planeta serão provenientes de fontes renováveis. Nesse cenário, as fazendas solares transformam a luz do sol em eletricidade por meio de placas fotovoltaicas. Essa tecnologia se tornou um diferencial no setor imobiliário para a construção de lares sustentáveis.
Esse dado tem servido como base ao crescente investimento das incorporadoras no uso de energia solar em seus empreendimentos. Além da busca de autonomia na geração e preocupação com o meio ambiente, dois outros fatores de ordem econômica justificam a significativa participação dos residenciais no segmento: custo menor do consumo de energia e valorização dos imóveis.
A Construtora PATRIANI tem se destacado como uma pioneira na instalação de fazendas solares em seus empreendimentos. Desde 2020, a companhia tem deixado de construir as coberturas no topo dos prédios para instalar fazendas solares que beneficiam os moradores, com a redução do consumo de energia das áreas comuns, resultando em economia para o condomínio em até 50% na conta de energia.