O conceito de “chalé” ou “cabana” não precisa mais estar atrelado a um modelo de construção de madeira e telhado em formato de “A”, um design que acaba comprometendo o espaço interno. Em 2019, o arquiteto Paulo Stocco – membro do Green Building Council Brasil, que atua no estudo, aplicação e promoção da arquitetura sustentável – fundou a Mokki, uma marca brasileira de tiny houses (“casas minúsculas”, numa tradução livre) para atender um modo de vida contemporâneo de alto padrão, que prioriza a natureza, a qualidade de vida e o bem-estar. Para isso, utiliza tecnologia a Steel Tech Engenharia, do Grupo Innova Steel, a maior referência em práticas construtivas sustentáveis do Brasil e uma autoridade na construção a seco.
Stocco é especialista em projetos de alto padrão e, ao criar a Mokki, ele aplicou a “arquitetura luxuosa” ao conceito minimalista das tiny houses.
As Tiny Houses são um movimento surgido nos Estados Unidos que ganhou força em 2008. Essas casas ficaram famosas por suas construções de aproximadamente 40m², de baixo impacto ambiental, geralmente cercada de natureza exuberante – praia, montanha, lagoa…
Portanto, além de valorizar os ambientes e dar utilidade a cada centímetro quadrado de área construída, a Mokki tem como um dos pilares a preservação do meio ambiente. Isso significa a utilização de madeira ecológica, energia fotovoltaica, cobertura verde e sistema de construção Steel Frame aprimorada pelo Grupo Innova Steel. O Innova Steel é a maior referência da construção a seco no Brasil, sistema construtivo que praticamente não gera entulhos e que necessita de apenas 1% da água que é empregada nas obras convencionais de alvenaria.
Atualmente, a Mokki tem dois modelos de tiny houses, 35m² e 45m² – ambos com cozinha, banheiro, sala de estar e um mezanino dormitório – que já estão sendo comercializados. Em breve, também será lançada a Mokki 40 T, que se diferencia pelo formato horizontal. Da proposta de intervenção mínima no terreno aos materiais utilizados, a regra é sempre a mesma: priorizar o baixo impacto.