Manter porcelanatos sempre bonitos não é um bicho de sete-cabeças

101

Com apenas alguns cuidados, é possível conservar pisos e revestimentos por muito tempo, independente do tipo de acabamento. A linha de porcelanatos da Damme Porcelanato é de fácil limpeza

Ter uma casa bem decorada, com pisos e revestimentos lindos, duráveis e com fácil manutenção é o sonho de qualquer um. Para tornar este desejo realidade, a Damme Porcelanato criou revestimentos fáceis de limpar, com alta qualidade e beleza.

Os porcelanatos com acabamentos polido e acetinado costumam ser, respectivamente, os mais fáceis de serem higienizados. Porém, os pisos com acabamento rústico da Damme possuem os diferenciais de serem altamente aderentes, mas com fácil limpeza, o que costuma ser um desafio quando falamos deste tipo de piso. Assim, sua manutenção também é bastante simples e não fica atrás dos outros acabamentos.

Os produtos da linha rústica, chamados RUR, têm coeficientes de atrito que variam entre 0,7 e 0,8. Lembrando que a norma brasileira pede para áreas externas e/ou molhadas que o coeficiente de atrito seja igual ou maior que 0,4. Assim, os produtos da marca estão acima da norma neste quesito. Mas o melhor é que o grau de limpeza é 5, bastando água e sabão para limpar.

Fique atento aos detalhes de limpeza para cada um dos acabamentos:

A limpeza diária é muito simples, independente do acabamento, e requer apenas o uso de detergente neutro e água. Álcool e vinagre também podem ser adicionados a esta mistura para uma melhor desinfecção.

Mas existem situações especiais, que deixam muitas pessoas com dúvidas. Após uma reforma, por exemplo, é comum que respingos de tinta, rejunte e cimento fiquem nos pisos e revestimentos.
Como remover esta sujeira?

Cada tipo de situação exige um produto diferente. Restos de rejunte devem ser removidos apenas com removedor de rejunte para porcelanato. Resíduos de cimento e de resina epóxi também exigem o uso de removedores específicos. Já os restos de tinta precisam de solventes orgânicos, como Thinner ou Aguarrás para serem retirados.

Sujeiras mais comuns, como graxa ou óleo, pedem o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes alcalinos. Ferrugem exige o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes ácidos. Água sanitária e acetona podem ser aplicados, respectivamente, na remoção de manchas de sucos de frutas e acetona.

Além disso, alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são terminantemente proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos.

Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.
O importante é não deixar acumular sujeira, pois eventuais manchas e resíduos podem ser removidos facilmente. Já manchas antigas podem ser mais difíceis de tirar.

Uma das principais vantagens dos porcelanatos, além da grande beleza e versatilidade, é a facilidade de limpeza. A Damme tem a preocupação de tornar este processo ainda mais simples.

Imagens ambientes:

Imagens Calacata Black:

Imagens Évora:

Imagens Cimento Fendi: