Da saúde mental à valorização do imóvel, ele tem papel fundamental no bem-estar, na sustentabilidade e na funcionalidade dos espaços residenciais

Quando se fala em paisagismo residencial, a grama costuma ser lembrada por seu apelo visual. No entanto, os benefícios de um gramado bem implantado e mantido vão muito além da estética. Seja em casas, condomínios ou áreas comuns de empreendimentos residenciais, a grama cumpre funções ambientais, estruturais e de bem-estar que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.
Além de embelezar o ambiente e integrar o paisagismo com a arquitetura, o gramado colabora com o equilíbrio térmico, melhora a qualidade do ar, contribui para a sustentabilidade e ainda valoriza os imóveis. “A grama é um elemento vivo e multifuncional. Ela desempenha papéis importantes no controle da erosão, na infiltração da água da chuva, na purificação do ar e até na saúde mental das pessoas. Quem investe em gramado está, na verdade, apostando em qualidade de vida”, destaca Maurício Zanon, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Itograss, uma das maiores produtoras de grama do Brasil.
Pensando nisso, o especialista listou seis benefícios da grama para residências:
1. Regulação térmica e conforto ambiental
Gramados funcionam como climatizadores naturais, absorvendo calor e liberando umidade. Um gramado de 500m² pode substituir o efeito de dois aparelhos de ar-condicionado, tornando o ambiente mais fresco e agradável, especialmente em regiões urbanas.
2. Redução da poluição do ar e da água
A grama atua como filtro natural, retendo partículas poluentes e promovendo a infiltração da água da chuva. Isso melhora a qualidade do ar e ajuda a preservar os lençóis freáticos, colaborando com a sustentabilidade urbana.
3. Bem-estar e saúde mental
O contato com áreas verdes está diretamente associado à redução do estresse e à melhoria do humor. A presença de gramados em jardins e áreas comuns proporciona ambientes mais tranquilos, estimulando o relaxamento e o convívio social. Isso porque a grama tem o poder de proporcionar uma superfície confortável para caminhar descalço.
4. Controle da erosão e estabilidade do solo
Uma das funções mais importantes da grama é o controle da erosão do solo. O sistema radicular denso dos gramados ajuda a segurar a terra no lugar, especialmente em áreas inclinadas ou suscetíveis à erosão causada pela chuva e vento. Além disso, os gramados facilitam a absorção da água da chuva, ajudando na recarga dos lençóis freáticos e contribuindo para o controle de enchentes.
5. Sustentabilidade e sequestro de carbono
Além de não emitir carbono, os gramados têm a capacidade de capturar e armazenar CO₂ da atmosfera, contribuindo diretamente para o combate às mudanças climáticas e ajudando a mitigar os efeitos do aquecimento global.
6. Estética e valorização do imóvel
Um gramado bem cuidado agrega valor ao imóvel, transmite sensação de frescor e amplia visualmente e esteticamente o espaço. Ela serve como pano de fundo neutro, permitindo que outras plantas, flores e elementos arquitetônicos se destaquem. Em projetos paisagísticos, a grama é um diferencial estético e funcional cada vez mais valorizado por compradores e moradores.