Fachada de inóx de estádio apresenta zero corrosão dez anos após a sua inauguração

417

Inspeção realizada pela Aperam constata a sustentabilidade do material, baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade e maior eficiência energética

Fachada de inóx de estádio apresenta zero corrosão dez anos após a sua inauguração - aperamMaior obra arquitetônica em aço inoxidável do Brasil, a fachada do emblemático estádio Allianz Parque, em São Paulo, completa 10 anos da sua construção este ano (2024) com excelente performance do aço inox aplicado. A conclusão consta da vistoria técnica que acaba de ser realizada no empreendimento pela Engenharia de Aplicação Aperam, que avaliou a sua resistência à corrosão ao longo do tempo.

Caso a fachada tivesse sido construída em aço carbono, sinais de corrosão causados principalmente pela chuva e poluição, considerando-se o ambiente de metrópole, provavelmente já teriam exigido trabalhos de manutenção nos primeiros anos, como a troca de chapas e tubos ou mesmo uma nova pintura.

Além de maior, o Allianz foi o primeiro estádio de futebol do país a contar com aço inoxidável na fachada – posteriormente, a Arena Castelão, no Ceará, também utilizou o material porém no formato de chapas expandidas.

A arena do Palmeiras é considerada hoje um marco da arquitetura mundial. Totalmente construída com chapas perfuradas e tubos de aço inoxidável Aperam, a obra tem assinatura do arquiteto Edo Rocha. Além do acabamento estético moderno, a fachada de inox proporciona maior reflexão do calor e maior resistência à corrosão, tornando-se uma técnica construtiva completamente alinhada aos princípios de edificações sustentáveis: economia de energia, baixo custo de manutenção e longa vida útil.

A estrutura de aço inoxidável conta com 280 toneladas de tubos e planos e tem o seu diferencial na composição química, com teor de cromo mais elevado (17,5 – 18,5%) e o molibdênio (1,75 – 2,5%), o que proporciona um aumento considerável na sua resistência à corrosão, tornando-o indicado para fachadas e coberturas de ambientes urbanos muito poluídos ou litorâneos.

Fachada de inóx de estádio apresenta zero corrosão dez anos após a sua inauguração - aperam1

Fachada de inóx de estádio apresenta zero corrosão dez anos após a sua inauguração - aperam2