Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa

429

Muito além da estética, a peça de iluminação é muito versátil, já que pode ser instalada em qualquer cantinho que disponha de uma tomada

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI
2 em 1: Luminária que que inclui uma pequena mesinha de apoio em sua estrutura em madeira e aço carbono e pode comportar lâmpadas fluorescente ou led de soquete E27. Foto: projeto do escritório H.Ortis Arquitetura. Fotos: Emerson Rodrigues

Para quem deseja iluminar a casa de uma forma diferente, a boa notícia é que as luminárias de piso (também chamadas de colunas) estão ganhando cada vez mais espaço na decoração, com grande variedade de modelos disponíveis no mercado. Percebendo o grande interesse de seus clientes, a megastore Yamamura, especialista em iluminação, apresenta várias razões para investir nesse tipo de produto.

1- Forma & Estilo
Esse tipo de peça apresenta design diferenciado; variedade de formatos; e muita praticidade (não precisa de quebra-quebra, pois pode ser conectada na tomada). É um item que proporciona elegância, sendo utilizado também como um artigo de decoração ou até mesmo como uma escultura (a depender do seu visual).

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI1
Coluna em metal com acabamento na cor dourado, design moderno, led integrado (21W e 3000K) e marca própria Yamamura.

2- Bem-vinda em todo lugar!

Considerada uma iluminação auxiliar, as luminárias de piso sem cúpula (que costumam apresentar luzes diretas) são usadas geralmente como reforço para áreas de estudos, leitura ou trabalho, além de laterais de sofás ou poltronas de áreas sociais. Já os modelos com cúpula proporcionam focos indiretos e suaves, que são perfeitos para os momentos de relaxamento ou meditação. É uma ótima alternativa para ficar ao lado da cama, sofá ou uma poltrona bem confortável quando o intuito for descansar. Sua utilização concebe uma atmosfera translúcida proporcionada pelas tramas presentes.

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI2
Exemplos de composição no cantinho de leitura ou na sala de TV, ambos de projetos da arquiteta Gisele Bizzo, com fotos de Emerson Rodrigues. A primeira peça é feita em madeira Imbuia facetada, a segunda, é produzida em metal e acrílico, disponível na cor café ou branco, marca própria Yamamura

Para sair da rotina, o uso da luminária de piso no hall de entrada ou na sala de TV também é uma boa pedida, pois pode se tornar um dos destaques do projeto. Por fim, quem quer valorizar algum cantinho esquecido da casa, independentemente do cômodo, pode optar por um modelo mais arrojado.

3- Variedade

São muitos os materiais utilizados na produção das peças: metal, madeira, vidro, mármore, polietileno, acrílico, alumínio, tecidos e até cimento. Portanto a escolha sempre irá depender do gosto de cada pessoa.

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI3
Mais um cantinho de leitura, desta vez, projetado pela arquiteta Luana Ogata. A coluna é produzida em alumínio e cobre, com acabamento na cor preto, que pode receber lâmpadas A60, G45, bulbo ou filamento de soquete E27 (60W), da Spotline.

4. Alerta de tendência

As luminárias de piso produzidas com materiais naturais como madeira, cerâmica, fibras, palhinhas e tecidos estão ente as queridinhas do momento, pois são capazes de deixar os espaços mais delicados. Também são boas ideias para casas de campo ou praia, pois possuem uma atmosfera que combina bem com os estilos Biofílico ou Navy.

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI4
Neste projeto da arquiteta Daniela Funari, a luminária de piso em madeira, metal e palha combinou perfeitamente com os tons neutros e amadeirados da área social. A peça pode comportar uma lâmpada vela led de soquete E27, é da marca Madelustre, no valor de R$ 3.305. Crédito da foto: Emerson Rodrigues

5- Fácil de combinar

Há várias formas de criar harmonia entre o visual da coluna com o restante da decoração. A peça pode combinar com os demais elementos do ambiente (exemplo de móveis, tapetes ou paredes) ou então, ganhar destaque por meio de uma cor diferenciada – como uma luminária colorida em um espaço com cores mais neutras. O contrário também é permitido – como incluir uma parede colorida e uma coluna mais neutra. Por fim, só não é indicada a mistura de muitas cores e informações em um mesmo lugar.

Cinco motivos para ter uma luminária de piso em casa - LUMI5
Neste dormitório realizado pela arquiteta Michele Wharton, a luminária em madeira ficou bem no ambiente com paredes rosadas. A peça, da marca Madelustre, pode comportar uma lâmpada de soquete E27 (15W).

Dica final

Para quem quer apostar em modelos maiores, deve escolher um cantinho especial da casa, de forma a evitar grande circulação de pessoas. Como dito acima, as laterais de sofás ou poltronas são bem indicadas. O hall de entrada, que geralmente é um espaço que apresenta menos elementos, também é um excelente local, em que a peça pode ganhar ainda mais destaque. Basta escolher uma luminária que, proporcionalmente, se encaixe com o layout do espaço em questão.