
Um artista multidisciplinar que explorou diversas linguagens e plataformas: assim foi Vermelho Steam, nome artístico de Cesar de Melo Ferreira, que morreu precocemente por complicações decorrentes da covid-19. Como uma forma de homenageá-lo e trazer ao público uma produção recente de suas obras, o Centro Cultural São Paulo expõe até o dia 25 deste mês de setembro, em parceria com a Galeria Luis Maluf, a exposição Relíquias – um recorte inacabado dos trabalhos que Vermelho desenvolvia nos últimos dois anos.
Relíquias é um projeto que teve apoio da família de Vermelho, representada por sua mãe, Helena Melo; seu irmão, Marcelo Melo; e primas, além de amigos muito íntimos que estiveram ao lado do artista durante sua vida profissional e pessoal. A mostra não tem um caráter retrospectivo, mas sim a função de registrar o último respiro de produção do artista, que se dedicava à uma nova exposição que entraria em cartaz no final do primeiro semestre de 2021. Os materiais de trabalho sobre sua mesa, os cavaletes, a disposição das tintas e pincéis também fazem parte de Relíquias como um modo de representar esse fragmento do tempo que parou.
Com cerca de 40 obras, a exposição revela a força de um pensamento artístico mais acessível defendido por Vermelho, cujo nome artístico refere-se à sua cor favorita, assim como à dualidade do sangue e da paixão, do drama e da felicidade – elementos que faziam parte de sua produção artística.
Relíquias – Vermelho Steam
Período expositivo: Até 25 de setembro de 2021
Horário de visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h
Obs: As obras não serão comercializadas
Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso. São Paulo (SP)