Campinas Decor 2022 irá recuperar Pátio Ferroviário

558
Campinas Decor 2022 irá recuperar Pátio Ferroviário - predio do relogio 3
Foto: Carlos Bassan

A organização da Campinas Decor lançou oficialmente, na última nesta terça-feira, 9 de novembro, a edição 2022 da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. O evento acontecerá nos meses de julho e agosto do próximo ano e, pela décima vez, irá recuperar um imóvel do patrimônio público, com a doação das melhorias realizadas. O cenário escolhido para a 26ª edição da Campinas Decor é o prédio do Relógio, uma das edificações do Pátio Ferroviário, configurando uma importante ação para a conservação e valorização da história do transporte no município.

A realização da mostra na área do complexo ferroviário será possível graças à assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Campinas, Secretaria de Transportes (Setransp), Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Campinas Decor. O evento, que conta ainda com apoio da Secretaria de Turismo e da Sanasa, terá como cenário o Prédio do Relógio e seu entorno. O Pátio Ferroviário terá seus prédios históricos revitalizados pela Campinas Decor, a exemplo do que foi realizado em imóveis como o Museu do Café (2003), Estação Guanabara (2008), Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010), Estação Cultura (2011), Palácio de Cristal (2016), Fazenda Argentina (2018), Colégio Ateneu (2019), e, na edição histórica de 2021, encerrada no último dia 2, o Colégio Cotuca.

Os trabalhos envolverão um verdadeiro exército de profissionais – arquitetos, paisagistas, engenheiros, artistas plásticos, pedreiros, pintores, jardineiros, carpinteiros e entregadores, entre outros. No total, estima-se um investimento de cerca de R$ 8 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores.O local deve abrigar entre 45 e 50 ambientes internos e externos. A planta do prédio será adaptada para abrigar studios, lofts, restaurante, bar e café, ambientes residenciais como suítes, banheiros e cozinha, além de uma área de entretenimento inédita. As obras de recuperação e de montagem da mostra devem ser iniciadas no primeiro trimestre de 2022 e devem demorar cerca de três meses.