Startup fechou o último ano com 23% de crescimento em relação ao ano anterior
Com um imóvel comercializado a cada nove horas, a startup Apto, plataforma 100% on-line, que conecta compradores de imóveis novos a construtoras e imobiliárias, aposta na expansão regional para crescer 10 vezes este ano. A meta é a de chegar em dezembro com mil clientes ativos (atualmente são 130) e 4 mil imóveis cadastrados (hoje são 1.093, de construtoras como Gafisa, Cyrela e Tegra, entre outras). As projeções são baseadas na trajetória de crescimento acelerado da startup, que fechou 2021 com R$ 785,7 milhões em vendas, expansão de 23% em relação ao ano anterior.
A proptech, cujo modelo de negócios prioriza a inovação para o mercado Imobiliário, atualmente está presente em 95 municípios brasileiros, número que deve chegar a 200 em 2022. Para isso, o Apto criou células de prospecção por região, com o objetivo de estreitar relacionamentos em mercados prioritários fora do eixo Rio-São Paulo. Neste primeiro semestre, o foco serão as regiões Sul e Sudeste, mais propensas a uma retomada econômica; nas demais regiões do país, a proptech concentrará esforços a partir de julho.
A expansão do Apto reflete também uma série de inovações que a empresa vem implementando para melhorar a experiência do consumidor final e de seus clientes corporativos, compostos por construtoras e imobiliárias especializadas em lançamentos. Uma dessas inovações foi um chatbot, integração direta via chat e WhatsApp para conectar compradores de imóveis e construtoras. Com a nova tecnologia, o comprador tem ainda a possibilidade de agendar uma visita virtual ou receber informações por e-mail. Apenas em 2021, foram 3 mil atendimentos pelo chatbot. Outra inovação, atualmente em fase de testes, é a filmagem dos imóveis com drone, para a produção de vídeos com maior apelo visual para atrair interessados aos projetos. O Apto também aperfeiçoou o tratamento de imagens nas páginas de produto na plataforma, como forma de despertar o desejo entre potenciais compradores de conhecer o imóvel. Para suportar uma expansão sustentada, o Apto planeja investir R 2 milhões com recursos próprios em 2022. Metade desse valor será aplicada na contratação e formação de profissionais de tecnologia, nas áreas de infraestrutura, segurança, back-end e front-end.