Vitra promove primeiro concurso cultural em parceria com Mackenzie

1055

Vitra – uma das maiores empresas de fabricação de design do mundo – lança o seu primeiro concurso cultural em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design serão convidados a desenvolver um projeto de renovação para o Centro Educacional Unificado (CEU) do bairro do Aricanduva, com produtos Vitra. Um time de jurados, formado por nomes renomados do segmento, escolherá os melhores projetos. O primeiro lugar ganhará uma viagem para a sede da Vitra, na Suíça, e para o Vitra Campus, na Alemanha. Já o segundo e o terceiro lugar serão presenteados com uma poltrona e cadeira da marca, respectivamente.

Na ocasião do lançamento, a Vitra e o Mackenzie promoverão um talkshow na Universidade, sobre Alvar Aalto. O tema tem por objetivo estimular a criatividade dos alunos e imergi-los no universo do arquiteto finlandês, cuja obra é considerada exemplar da vertente orgânica da arquitetura moderna da primeira metade do século XX. Os vencedores do concurso serão anunciados em janeiro de 2018.

Sobre a Vitra

Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa. O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design. O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.