Premiação Casa Cor Campinas 2010 – Conheça os Projetos

291

Ao todo, sete ambientes foram contemplados no dia 10 de setembro com o Prêmio CASA COR CAMPINAS 2010

A Garagem Conceito, assinada pelo arquiteto Christie Cornelio foi eleita o Melhor Projeto em CASA COR CAMPINAS, de acordo com a escolha de sete jurados e dos mais de 100 jornalistas que votaram em sete categorias para o Prêmio CASA COR CAMPINAS 2010. A Suíte da Celebridade, criada pelas designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz em homenagem à apresentadora Marília Gabriela conquistou o título de Melhor Projeto em CASA HOTEL CAMPINAS. Do total de 48 ambientes assinados por profissionais, sete foram contemplados com troféu e certificado, durante solenidade no dia 10 de setembro, às 12h30, no Teatro CASA COR. O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo Deuzeni Goldman e do presidente da CASA COR Angelo Derenze. A premiação foi seguida de almoço assinado pelo restaurante Badedec, servido no Lounge Gourmet, Bistrô La Palette e no Restaurante e Cervejaria. O CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS ocorre até 12 de outubro no complexo Royal Palm Resort, em Campinas, Interior de São Paulo.

Conheça os vencedores:

1. Projeto Mais Sustentável: Espaço Privê
Profissional: Alexandre Colombo – biólogo, mestre em ecologia e designer de interiores (foto)

Ambiente planejado e projetado para não haver desperdício de material e ser praticamente “lixo zero” tanto na montagem como na desmontagem. A sustentabilidade é o grande destaque do espaço externo construído com materiais ecologicamente corretos, entre eles o piso de madeira de demolição, a iluminação em LED, a captação de energia solar e o steel frame, sistema que emprega perfis de aço com placas cimentícias feitas a partir de fibra sintética e cimento. Plantas trepadeiras substituem uma das paredes do ambiente, favorecendo a passagem de luz natural e contribuindo para a ventilação. Os clubes adultos e SPAs novaiorquinos inspiraram o ambiente masculino, elegante e aconchegante a partir de um projeto moderno e visionário onde predominam os tons de preto e roxo.

Circuito Arq+Decor suite-prive-ok Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

2. Projeto Mais Original: Suíte do Bebê
Profissionais: Mel Godoy – arquiteta e especialista em acessibilidade e Mariana Reginato – arquiteta e designer de interiores (foto)

O diferencial do ambiente é a total acessibilidade. A partir de uma situação imaginária, na qual a mãe do bebê fosse cega as profissionais projetaram um quarto que atendesse às suas necessidades no cuidado com o bebê. O ambiente é totalmente automatizado e possui materiais com texturas, cortinas e tecidos com apliques diferenciados, placas em alto relevo e em Braille, lambris de madeira, presença de sons e aromas permitindo que a mãe tenha autonomia na realização das atividades.

Circuito Arq+Decor suite-bebe-ok Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS


3. Melhor Projeto de Uso Público: Sala de Imprensa Parque D. Pedro

Profissional: Patrícia Sakamoto – designer de interiores (foto)

O espaço destinado aos jornalistas à trabalho no CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS possui cores alegres e vibrantes, mobiliário de designer arrojado e iluminação agradável. A estação de trabalho diamante é fixa no chão e no teto e comporta quatro pessoas. A mesa de reuniões em vidro temperado modelado é pintada e em formato sinuoso. A sala conta com produtos sustentáveis como luzes de LED e materiais recicláveis como MDF, gesso, vidro, colas e tintas com selo Sustentax. Aparelhos eletrônicos e imagens em 3D completam o ar futurista hi-tech. A obra da artista plástica Cristina Roese e o painel em homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa, de autoria da designer de interiores que assina o ambiente, complementam a decoração.

Circuito Arq+Decor sala-imprensa-ok Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

4. Melhor Projeto Comercial: Restaurante e Cervejaria
Profissionais: Gustavo Sampaio, Mariana Frison e Gustavo Gonçalves – arquitetos e Eduardo Gonçalves engenheiro (foto)

O clima praiano, tema ligado à cervejaria parceira Stella Artois, patrocinadora de esportes náuticos, transmite a sensação de descontração e relaxamento. Amarrações de madeira utilizadas em barcos, imagens de veleiros impressas nas mesas, velas em kevlar (fibra de aramida muito resistente) e um aquário que ocupa toda a extensão do balcão decoram o ambiente. As boias sinalizadoras são representadas por bolas com amarrações em cordas. O espaço nas cores branco e azul conta ainda com um pergolado metálico coberto por vidro, onde são servidas as refeições em sistema de buffet, com assinatura do restaurante Badebec.

Circuito Arq+Decor restaurante-cervejaria-ok Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

5. Melhor Projeto de Paisagismo: Praça CASA COR
Profissional: Alexandre Furcolin – engenheiro agrônomo e paisagista (representante: Marina Gwyther – foto)

Paisagismo produtivo é o tema do projeto a partir de uma nova tendência baseada na utilidade das espécies. Esse novo conceito relembra os quintais de antigamente, proporcionando charme e prazer de colher os frutos cujos pés foram plantados no espaço. O ambiente resgata as antigas caixas de madeira utilizada pelas Centrais de Abastecimentos S/A (CEASAS) em escala ampliada, onde estão plantados tomates, pimentões, frutas, temperos, verduras e café, entre outros. O profissional incluiu bancos, mesas, pergolado e bancadas que permitem a interação com o espaço.

Circuito Arq+Decor praca-casa-cor Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

6. Melhor Projeto em CASA COR CAMPINAS 2010: Garagem Conceito
Profissional: Christie Cornelio – arquiteto (foto)

O projeto minimalista, inspirado num loft, possibilita a integração de todos os espaços, desde o local para guardar o carro até uma mesa para receber os amigos para um jantar, passando por SPA. O sistema wood frame (paredes compostas por madeira de reflorestamento instaladas de acordo com a técnica alemã de construção), os móveis com abertura motorizada, uma central de automação que manipula a iluminação e os aparelhos eletrônicos são os grandes diferenciais do ambiente onde o branco predomina. A cobertura de vidro sobre o SPA permite iluminação zenital durante todo o dia.

Circuito Arq+Decor garagem-conceito Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

7. Projeto em CASA HOTEL CAMPINAS: Suíte da Celebridade
Profissionais: Nilza Alves e Rita Diniz – designers de interiores (representante – Alberto Alves Netto – foto)Considerada uma mulher culta e antenada, que preza pelo conforto, aconchego e modernidade, a jornalista, atriz, apresentadora e cantora Marília Gabriela foi a celebridade escolhida para “ocupar” a suíte inspirada em um hotel boutique instalado nas montanhas ou no campo. A proposta do ambiente é fazer com que a hóspede não sinta falta de sua casa enquanto estiver fora. A riqueza de matérias reforça o toque de classe. Pedra ônix polida e brilhante cobre a parede da cabeceira da cama. O mármore rústico e o bambu prensado revestem, respectivamente, os pisos do banheiro e do quarto, decorado com tecidos rústicos e em cores suaves, como o branco e o azul.

Circuito Arq+Decor suite-celebridade Premiação Casa Cor Campinas 2010 - Conheça os Projetos NEWS

A comissão julgadora foi criteriosamente convidada pela organização da mostra para garantir a imparcialidade do voto. “Eles são de diferentes regiões do país e não têm nenhum vínculo com os participantes do evento. Dessa forma, o que foi levado em consideração foram exclusivamente os aspectos estruturais, conceituais e o alinhamento com os ditames do evento como sustentabilidade, referências ao arquiteto Lucio Costa e à arquitetura da felicidade, além dos quesitos beleza, criatividade, ineditismo e funcionalidade”, explica a presidente da CASA COR CAMPINAS, Sílvia Quirós.

A diretora de planejamento da CASA COR CAMPINAS, Renata Selmi Herrmann destaca o fato de a premiação ocorrer logo na segunda semana da mostra, o que garante ao público a possibilidade de conferir os diferenciais dos escolhidos durante o evento: “O Prêmio CASA COR é um estímulo para os profissionais e, principalmente, para os vencedores que ostentarão em seu ambiente durante toda a mostra o certificado recebido”, diz.

A solenidade do Prêmio CASA COR CAMPINAS 2010 marca o início de uma série de atividades que serão realizadas durante a mostra, como um desfile de modas, palestras sobre temas variados e uma aula de ioga para crianças, entre outras ações gratuitas e abertas aos visitantes. A diretora de comunicação e conteúdo da CASA COR CAMPINAS Renata Podolsky lembra que além das ações destinadas ao público a mostra abrigará eventos restritos a convidados em dias e horários alternativos.