PALESTRA SOBRE A NBR – REFORMAS EM CONDOMÍNIOS

207

Aconteceu no último dia 07 de maio no Tryp Hotel Campinas a Palestra sobre a Norma ABNT NBR 16.280 de 2014 – Reformas em Condomínios, provida pela SECOVI – Campinas, foram convidados os síndicos e subsíndicos, arquitetos e interessados em reformas em condomínios,

A abertura ficou por conta da diretora do SECOVI Kelma Camargo e do Presidente SECOVI – Fuad Jorge Cury,

para dar inicio ao evento Elder Carlos de Carvalho – Gerente Executivo – Banco Bradesco falou sobre Seguro Condomínio Coberturas Básicas: Incêndio/Queda de Raio/ Explosão de qualquer natureza e origem / Fumaça; Danos Corporais e materiais causados a terceiros de Responsabilidade do Condomínio e do Síndico , contra os mais diversos riscos, garantindo a tranquilidade aos condôminos, apresentando as melhores soluções.
O conselheiro do IAB Campinas, Arquiteto e Urbanista Denis Perez , mestre em Engenharia Civil na área de Arquitetura e Construção e doutor em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp ministrou a palestra sobre a Norma ABNT 16.280/2014, que rege sobre Reformas em Edifícios e áreas comuns. A Norma entrou em vigor em 18/04/2014, propondo trazer segurança às obras, cabendo ao síndico – responsável legal pelo condomínio, assegurar que ela seja efetivamente cumprida.
A Norma 16.280/2014,em vigor desde de abril do ano passado, estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida a análise ou laudo técnico assinado por um engenheiro ou arquiteto.
O Gerente Regional do CAU – Ricardo Hofer , falou também sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). O síndico, antes do início da obra em área comum ou privativa, deverá ter em mãos o plano de reforma e toda a documentação pertinente, durante a obra, o proprietário deverá garantir que a reforma seja realizada dentro dos preceitos da segurança, atendendo a todos os regulamentos, cabe ao síndico a autorização quanto à entrada de materiais e pessoas contratadas para a execução da obra, o síndico deverá arquivar a documentação originária de qualquer tipo de reforma, inclusive o termo de encerramento da obra emitido pelo executante, transferindo-a ao seu sucessor.

O evento teve o apoio do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil | Núcleo Campinas, com a presença do seu presidente Alan Cury e contou com os patrocínios do Bradesco, Vivo, VB Serviços e Consultoria Blue Ambiental e Segurança do Trabalho.

Ao final do evento foram sorteados brindes oferecidos pela VIVO.

Confira quem circulou por lá.

Fotos By:
Carminha Saucedo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here