Palestra CAU Campinas SP

159

Na última segunda-feira dia 21 de agosto o CAU – SP Núcleo Campinas convidou arquitetos e urbanistas para um bate papo e troca de ideias sobre as boas práticas do exercício profissional do segmento, estiveram também presentes ao encontro que foi realizado no auditório do Condomínio Edifício Helbor Offices Norte Sul Cambuí, o Gerente Regional do CAU Arq. Ricardo Hofer e o Presidente do IAB Campinas Dr. Arq. Denis Roberto Castro Perez .

O palestrante convidado da noite foi o Arquiteto e Urbanista Luiz Cortez Conselheiro Titular do CAU – SP Formado pela FAU/USP, ele é especialista em planejamento de transportes e em gestão ambiental, Diretor da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metró) e Coordenador Fundador e Coordenador Executivo da ILATS (Iniciativa Latino Americana para o Transporte Sustentável) Trabalha no Metró de SP desde 1986, onde é Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos METRÓ|SP.

O tema da palestra foi Planejamento Urbano, metropolização e a crise na Mobilidade: melhor chamar os Arquitetos e Urbanistas.
Cortez versou sobre iniciativas que melhorem a qualidade de vida nos centros urbanos como ser criar meios de transporte sustentáveis e projetos que organizem e agilizem a mobilidade urbana.

Segundo o especialista são 8 iniciativas que precisam ser implantadas para melhorar os serviços dos transportes.

Desenvolvimento de meios de transporte sustentáveis, eficientes e inclusivos.

Ampliação da malha ferroviária com redes de trens regionais, metropolitanos e metrô

Redução da dependência de veículos baseados em fontes fosseis

Programas de incentivo a mobilidade ativa

Programas de incentivo ao transporte não motorizado

Criação de cursos de gestores de transporte e trânsito

Medidas eficientes para controle da poluição do ar

Melhoria da eficiência do transporte de cargas

Todas estas iniciativas são importantes para alcançar o objetivo segundo a visão do convidado, o desafio é desenvolver políticas públicas integradas e de longo prazo.

Na palestra também foram expostos o custo de deslocamento nas principais áreas urbanas do Brasil, como ser nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo e a saturação dos eixos rodoviários e qual a melhor maneira de urbanização cidades compactas verticalizadas ou cidades espraiadas.

Após a palestra os profissionais presentes debateram sobre o tema boas práticas do exercício profissional é o melhor caminho para a valorização profissional.

Veja quem circulou por lá
Fotos By
Carminha Saucedo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here