Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017

154

Edição gaúcha da mostra apresenta 44 ambientes com as principais novidades em arquitetura, decoração e paisagismo.

Ideias, projetos e soluções propostas pelos principais nomes de arquitetura, decoração e paisagismo do Rio Grande do Sul estão em exposição na CASACOR RS 2017, mostra que segue aberta até o próximo domingo, dia 27 de agosto, em Porto Alegre. Com o tema “Foco no Essencial”, o evento tem o objetivo de apresentar o que é mais essencial para viver bem em espaços tão diversos quanto os profissionais e visitantes.

Os projetos, divididos em 3.600 m², contemplam áreas de convívio nos mais diversos estilos. Ao todo, 44 ambientes foram projetados por profissionais de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. Confira alguns destaques da mostra.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-03 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

Exiba imagens para confirmar leitura

01 – Nome do espaço: A Sala

Profissionais que assinam e profissão: Lídia Maciel – arquiteta

Metragem quadrada: 90m2

Conceito em relação a estilo: O estilo, limpo, sofisticado, elegante e atemporal foi buscado na proposta do ambiente intitulado A Sala. Como fio condutor do projeto, explora suas paredes para expor obras de renomados artistasdo cenário brasileiro, como Francisco Stockinger, Di Cavalcati, Fabio Zimbres,Shirley Paes Leme, Siron Franco, Alfredo Aquino, Adhemir Fogaça, Eduardo Haesbaert.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos: A proposta do ambiente já apresenta no hall de entrada sua identidade trazendo Di Cavalcanti, luminária de design, mesa com tampo acrílico e todas as paredes revestidas em laca desde o primeiro olhar. No ambiente seguinte, o foco fica para oeixo do jantar que possui mesaredonda com 06 lugares e dois bares super elegantes. Living amplo, com03 sofas e poltronas abracam conjunto de mesas de centro decoradas com livros e obras do acervo da familia.

Principais referências de estilo: O estilo contemporâneo da proposta, que tira partido da marcenaria retilinia dos painéis em cor quente, é quebrado pelo marcante piso em madeira trabalhado trazendo uma linguagem mais clássica ao espaço. Esta mescla de estilo acontece no ambiente como um todo, apresentando luminárias modernas, sofa em couro italiano e tapete Tabriz.

Destaque em design de mobiliário: Sofá principal em couro, poltronas em veludo, mesa de centro em camurça, puff em couro tramado.

Destaque em materiais de acabamento: O destaque dos materiais de acabamento fica a cargo da laca acetinada que reveste todas as paredes do ambiente e para o parque com desenho Versales

Grande novidade ou tendência em exposição: Apresentamos pela primeira vez em Porto Alegre a obra The SchoolAthens, do artista Vik Muniz.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-02 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

2 – Nome do espaço: Drops de Anis

Profissionais que assinam e profissão: Arquitetando idéias – Carla Tortelli e Luana Fernandes

Metragem quadrada: 50m2

Conceito em relação a estilo: Drops de Anis é um living para o homem moderno, antenado, que ama viajar, aprecia arte e adora receber amigos ao som do seu piano. O projeto para a sua sala de visitas foi até um certo limite da excentricidade que remete ao espaço um toque de instalação artística, não somente decoração.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos: Optamos por proporcionar uma experiência de descoberta ao adentrar o espaço. Primeiro uma grande estante o esconde, aos poucos estruturas pivotantes abrem a visual e por último se descobre o espaço todo em seu pé direito de 5m. O ambiente foi demarcado por momentos: entrada, piano, estar, leitura e home office.

Principais referências de estilo: A inspiração veio das instalações de feiras de design, como a de milão ou da decoração mais cenográfica de hotéis projetados por phillipe starck. A ideia é provocar controvérsias. Quebrar paradigmas do objetivo de uma mostra de docoração. drops = amostragem + anis = sabor incomum.

Destaque em design de mobiliário: Poltrona amoebe (verner panton p/ vitra) + peças assinadas pelo leonardo lague (escrivaninha e cabideiro)

Destaque em materiais de acabamento: Estruturas pivotantes em metal com chapa expandida + transição de piso em carpete e paredes revestidas em lona peletizada para revestimento em porcelanato rústico

Grande novidade ou tendência em exposição: Vamos usar o espaço para oferecer momentos de experiência: sinestésica nas texturas, aromas inusitados, visuais dramáticas e, principalmente, som de música ao vivo onde teremos um pianista durante toda mostra trazendo o “tom” do drops de anis.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-01 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

3 – Nome do espaço: Chef’s Table Club by DW5 Arquitetura

Profissionais que assinam e profissão: Dany Bittencourt (arquiteta) e Wagner Costa (arquiteto)

Metragem quadrada: 100m²

Conceito em relação a estilo: A inspiração para a concepção do Projeto para a Casa Cor deste ano veio do prazer de comer bem, de compartilhar de sentar a mesa para falar, lembrar e se emocionar. Queríamos um espaço que nos transportasse a um mundo de sabores, tradições e ousadias. A boa arquitetura é universal, assim como a boa arte e a boa gastronomia também. Projetamos o cenário perfeito para receber esse importante evento gastronômico e proporcionar experiências que marquem para sempre a vida das pessoas que por ali passarem. É um lugar que respira arte em suas mais diversas formas.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos: São 100m² pensados para receber o maior evento gastronômico do estado, e um dos maiores do país. Um espaço intimista e funcional que respira arte, design e alta gastronomia. Em estilo contemporâneo, o espaço conta com revestimentos nobres aplicados através de técnicas inovadoras. Todas as peças escolhidas para o espaço são assinadas, desde os mobiliários até os objetos.

Principais referências de estilo: Um estilo nada efêmero. A seleção minuciosa de artistas contemporâneos vestem as paredes e enfeitam as estantes, nomes como Bez Batti, Siron Franco, Xico Stockinger, Vasco Prado, Ibere Camargo e Magliani formam o time de artistas junto com jovens talentosos como Patrick Rigon e o Brasiliense Taigo Meireles. Seleção feita pelos arquitetos juntamente com o Curador Cezar Prestes.

Destaque (s) em design de mobiliário: A ambientação é feita basicamente com “comida”, “arte” e “peças de design”. Luminárias da Moooi, mobiliário assinado pelo designer Luia Mantelli e o design arte de Ronald Sasson são alguns dos destaques do espaço, além deles temos peças de vários outros ícones como Artur Casas, Achille Castiglioni, Ron Gilad, Bouroullec Brothers, Ana Neute, entre outros. Veto ao “Made in china”.

Destaque (s) em materiais de acabamento: A tecnologia fica por conta do sistema de automação, onde temos quatro projetores de alta definição e controle de iluminação e som para realçar a experiência dos comensais. São 100m2 com Painéis em lâmina de madeira natural, peças de couro e madeira maciça, peças em latão, texturas de piso e paredes em concreto com releitura de técnicas vernaculares.

Grande novidade ou tendência em exposição: Um ponto forte do espaço é a presença da pedra sabão nos tampos onde serão executados os jantares, essa pedra tem uma característica peculiar, por ser macia ela vai registrar e captar todo o movimento de preparação dos pratos, como uma fotografia de cada jantar, cada marca deixada pelos Chefs. No final de cada Jantar o Chef convidado vai deixar o seu nome, a sua assinatura registrada nessa pedra. A pedra sabão tem um vínculo mais profundo com a culinária, por ser muito resistente ao fogo, ela foi matéria-prima das primeiras panelas e tem um vínculo forte com a arte por ser muito usada em esculturas pela sua macies. Outra pedra marcante utilizada é a super exótica. Moulin Rouge, com sua coloração vermelha com rajados verdes vestem a parede do hall de entrada e tem conotação de obra de arte.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-04 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

4 – Nome do espaço: Estar do Jovem Casal

Profissionais que assinam e profissão: Juarez Cruz

Metragem quadrada: 50m²

Conceito em relação a estilo: Contemporâneo

Destaque em design de mobiliário: Cozinha toda em laca alto-brilho na cor basalto; Destaque para o cooktop Tramontina, em aço inox escovado. Modelo vencedor na categoria produto da IF DESIGN AWARD 2017, um dos prêmios de design mais importantes do mundo; Obras de arte da galeria Arte & Fato, com curadoria de Otto Sulzbach; Mobiliário Casiere.

Destaque em materiais de acabamento: Paredes e teto em cimento queimado; Painéis em melamina Preta.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-05 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

5 – Nome do espaço: Home Office do Casal

Profissionais que assinam e profissão: Carol Fernandes Heck & Gustavo Heck – arquitetos

Metragem quadrada: 46m2

Conceito em relação a estilo: O estilo utilizado neste projeto, assim como na mairia dos projetos já realizados, é o Contemporâneo, ou seja, mistura de elementos em diversos estilos, de modo a criar um ambiente atemporal, com harmonia em cores e materiais. Priorizando sempre a praticidade e funcionalidade, sempre associado à beleza.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos: O ambiente foi projetado de modo a oferecer conforto, beleza e funcionalidade para que um casal possa trabalhar em casa, e receber seus clientes. Para tanto, foram criadas 02 estações de trabalho lado a lado, e entre eles uma mesa de reuniões com tvtouch. Ambiente de estar também pode ser outro recanto possível para trabalho e reuniões! A estante vazada funciona como guarda-corpo ao volume da escada, permitindo leveza ao espaço e efeitos de iluminação a partir do jogo de luz entre os cheios e vazios.

Principais referências de estilo:

– estilo contemporâneo, com o uso de diferentes materiais como ferro, pedra, porcelanato e madeira

– arquitetura conectada com a tecnologia

– móveis soltos e de marcenaria sob-medida de uso atemporal

– iluminação funcional e decorativa

– elementos vazados setorizando ambientes

Destaque em design de mobiliário: Criamos uma estrutura ortogonal de ferro que é preenchida com módulos quadrados, criando um divisor de ambiente. Trabalhamos com um novo conceito para a mesa de reuniões, a mesa Touch.

Destaque em materiais de acabamento: Arte ilustrativa da Designer Mariana Prestes, do Studio Prestes, na parede da escada

Grande novidade ou tendência em exposição: Queremos que as pessoas interajam com o ambiente, isto acontecerá na TV que teremos atrás de um painel de espelho, quanto na mesa de reuniões touch. Aplicações diferentes para as cordas de Led. A cor escolhida para o nosso ambiente é o verde que remete à natureza, a cor acalma e é uma das cores do ano da Pantone. Utilizamos o revestimento (melamina) Carvalho na marcenaria que tb é uma madeira que está em todos os lançamentos de empresas do segmento.

Circuito Arq+Decor casacor-rio-grande-06 Os destaques da CASACOR Rio Grande do Sul 2017 NEWS

6 – Nome do espaço: Living Jovem

Profissionais que assinam e profissão: Arq. Paula Schwartz

Metragem quadrada: 28,00m²

Conceito em relação a estilo: O estilo vai ao encontro dos desejos e questionamentos do público jovem. Traça um paralelo entre o essencial e o dispensável, traduzido a mescla contemporânea com a arte de rua. O ambiente foi pensado visando proporcionar identificação, acolhimento, conforto e bem estar.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos: O conceito foi criado a fim de reunir os interesses diversos do público jovem, que atualmente não tem um estilo definido. Ora são conectados, ora desconectados. Simples ou arrojados. Esportistas ou sedentários. Enraizados ou nômades. O living tornou-se um espaço multifuncional formado por uma área destinada aos jogos eletrônicos, com sofás, bancos e poltronas, outra área com bancada para estudos e um recanto suspenso, como um “trampoline”, reservado para descanso e leitura.

Principais referências de estilo: O projeto traz referências contemporâneas, com ares que remetem à arquitetura industrial. Os materiais e mobiliário de design assinado contrastam entre o handmade e o atemporal.

Destaque (s) em design de mobiliário:

1) Sofá Valentino (Florense): Valentino é uma coleção de estofados de luxo, assinado pela Fetiche Design cujas referências e significados foram extraídos da alta costura. Desenhos, proporções e detalhes elegantes, sofisticados e riscados à Mão, como giz no tecido. Um olhar preciso que evoca linhas retas, com cimento e acabamento de alfaiataria moderna.

2) Brise (AWA collectionFlorense): design Lattoog Design, mancebo-luminária é composto por seqüências de ripas de madeira e inspirados nas tradicionais janelas vezezianas e brise-soleis.

3) Tetris (AWA collectionFlorense): design Rejane Carvalho Leite. Esta divertida mesa lateral foi inspirada em um jogo eletrônico popular de 1984 – uma quebra-cabeça virtual, como se, de um bloco, fossem extraídos diversos quadrados de mesmo tamanho.

4) ZIGZAG (AWA collectionFlorense): design Henrique Steyer. A estante ZigZag é formada por ângulos e retas que se interceptam, criando formas orgânicas e monumentais, capazes de gerar efeitos óticos lindos em qualquer ambiente.

5) Mesa Eleva Ilse Lang 1999 – A mesa Eleva dispõe de um mecanismo com contrapeso de mola que eleva seu tampo sem perder estabilidade e ainda uma trava opcional para mantê-la semi aberta a uma altura de 45cm.

6) Cavalete Base – Fabricada em madeira de reflorestamento acácia escovada, pode ser usada com base de mesa de jantar ou trabalho.

7) Poltrona Recorte: Design Ilse Lang, em aço inox e com assento em Couro.

8) Banco Café Ilse Lang 2002 – banquinho de apoio baixo e empilhável, com assento em multilaminado esculpido em formas orgânicas.

9) Banco Tango Ilse Lang 2017 – criado especialmente para o espaço.

Destaque (s) em materiais de acabamento: Piso Microcim (cor Azul – River Bed): Produzido com nanotecnologia mineral, seu apelo conceitual, rústico e sofisticado de revestimento monolítico confere elevada estética e personalidade ao projeto.

Grande novidade ou tendência em exposição:

1) Grafite (streetart) produzido numa tela com área de 10 m², design Jackson Brum.

2) Trampoline Bed: Uma rede-cama, tramada manualmente por uma rendeira da Ilha da Pintada, a malha é presa a uma estrutura metálica e suspensa por cabos de aço.

SERVIÇO:

CASACOR RIO GRANDE DO SUL 2017

Petrópole Tênis Clube – R. Faria Santos, 451 – Petrópolis

De 4 de julho a 27 de agosto de 2017

Terça a sexta, das 15h às 21h

Sábado e domingo, das 12h às 21h

Ingressos: R$40,00 (de terça a sexta), R$ 44,00 (sábado, domingo e feriado)

Meia para estudantes e idosos.

Passaporte: R$120

Ingressos online: blueticket.com.br/casacor2017

* CASA COR NO HOTEL LAGHETTO VIVERONE MOINHOS (Rua Dr. Vale 579 – Moinhos de Vento)

Visitação diária com entrada franca

Transfer gratuito para visitantes da CASA COR RS nos sábados e domingos, às 17h e depois das 18h (confirme os horários na bilheteria da mostra).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here