MINDLIN LOEB + DOTTO ARQUITETURA ASSINA PROJETO DA CASA AQUA NA CASA COR 2016

236

O escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, comandado pelos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, de São Paulo, participa da 30ª edição da Casa Cor, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país. Com expertise na área da Sustentabilidade, o escritório foi escolhido pela Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade para a construção civil, para projetar a Casa Aqua, um protótipo de casa sustentável que estará em exposição durante a Mostra, de 10/5 a 17/7 na capital paulista.

“Um módulo habitacional mínimo, energeticamente autônomo, móvel e capaz de se adaptar às variantes necessidades de seus usuários ao longo do ciclo de suas vidas, a casa pretende não só registrar um modelo residencial unifamiliar industrializado como também provocar a reflexão sobre o que é de fato necessário consumirmos para se viver bem e como isso se reflete na natureza”, afirma Caio Dotto, um dos sócios do Mindlin Loeb + Dotto.

O espaço conceitual trará aplicados diferentes sistemas construtivos e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente, e ainda tem elevados níveis de conforto e saúde para seus usuários. A primeira Casa AQUA foi apresentada na Feicon Batimat 2009, a segunda na Ambiental Expo 2010, uma versão de apartamento modelo e o desenho de um Pavilhão educativo.

Para Rodrigo Mindlin Loeb, sócio do escritório, “a Casa Aqua ganhou status de objeto de design, objeto de desejo, customizável, modular, transferível, adaptável e renovável ao longo de seu ciclo de vida, e assim mais sustentável”.

A Casa Aqua foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.

O escritório Mindlin Loeb+Dotto traz em seu DNA – e projetos já realizados – uma arquitetura que tem como premissa os princípios ambientais e de identidade cultural, e desenvolve um trabalho de constante experimentação para permitir que novas soluções contribuam para uma convivência mais equilibrada e igualitária no planeta, qualquer que seja a escala do projeto.

CASA COR SÃO PAULO / 2016

Data: 17 de maio a 10 de julho de 2016

Horários de visitação: Terça à quinta das 12h às 21h / Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30 / Domingo das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo – Av. Lineu de Paula Machado, 775 – Cidade Jardim

Mais informações: http://casa.abril.com.br/casa-cor/sobre

FICHA TÉCNICA

PROJETO:

Concepção:

Luiz Henrique Ferreira – Inovatech Engenharia;

Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Atílio Dotto – Mindlin Loeb + Dotto Arquitetura;
Sobre Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura

O escritório baseia a prática da arquitetura nos princípios ambientais e de identidade cultural, e desenvolve um trabalho de constante experimentação para permitir que novas soluções contribuam para uma convivência mais equilibrada e igualitária no planeta, qualquer que seja a escala do projeto.

Estabelecido em 2002 por seu fundador o arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, criou uma plataforma de colaborações que se iniciou com o desenvolvimento do projeto para a nova Embaixada do Irã em Brasília, projeto conceitual do arquiteto Bahram Shirdel. Associado desde 2011, o arquiteto Caio Atílio Dotto integra esta plataforma.

Em 2013 concluiu sua obra de maior relevância, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, desenvolvida em parceria com o arquiteto Eduardo de Almeida. Nesta obra foi responsável pelo gerenciamento técnico dos projetos e da construção, além de desenhar os interiores e peças especiais de mobiliário.

Pela Biblioteca Brasiliana recebeu com Eduardo de Almeida o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A obra será uma das representantes da Arquitetura Brasileira dos últimos 100 anos no Pavilhão do Brasil da Bienalle de Veneza 2014.

Sobre os Sócios

Rodrigo Mindlin Loeb – Nascido na cidade de São Paulo, Brasil, em 1970, formou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra. Atuou como estagiário, colaborador e associado do escritório Roberto Loeb Arquitetura de 1992 a 2001. Desenvolve atividade acadêmica como Professor de Projeto de Arquitetura e na Especialização em Arquitetura e Meio Ambiente desde 2001, tendo lecionado na Faculdade Belas Artes de São Paulo, no Instituto Presbiteriano Mackenzie e na Escola da Cidade.

Caio Atílio Dotto – Nascido na cidade de São Paulo, Brasil, em 1982, iniciou a graduação na University of California em Los Angeles e formou-se Arquiteto e Urbanista pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Viveu na Califórnia entre 2000 e 2004. Atuou como colaborador do escritório Rodrigo Mindlin Loeb Arquitetura desde 2008, tendo se tornado associado em 2011.