Eucatex: diminua os ruídos do apartamento

232

por Davi Akkerman*


Atividades corriqueiras no apartamento podem ser um problema para os vizinhos. Andar de salto alto, objetos caindo e crianças brincando são algumas das coisas que podem ocasionar confrontos entre os que vivem em prédios.

Por isso, na compra de um imóvel ou na construção dele é importante checar se há uma manta para atenuação de ruídos nos pisos. Ela pode ser inserida em uma camada sob os pisos laminados ou ainda em uma ou mais camadas sob os contrapisos de argamassa, ainda na fase de obras. Sua utilização é importante, pois o sistema de acabamento do piso transforma-se de um compacto monolítico para um sistema conhecido como massa-mola-massa, no qual a transmissão de eventuais ruídos de percussão (impactos e atritos sobre a superfície do piso) são atenuados por um sistema construtivo eficaz.

A nova norma de desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR15575-3, trata dos edifícios habitacionais de até cinco pavimentos e traz os requisitos para os sistemas de pisos internos, estabelecendo critérios para avaliação do isolamento dos pisos em relação ao ruído de impacto. Para tal, a norma recomenda que construtoras e projetistas de novos edifícios residenciais prevejam a atenuação mínima dos sons e ruídos resultantes de impactos nos pisos dos apartamentos.

A manta de atenuação de ruídos da Eucatex, Eucasoft Premium, é ideal para ser aplicada nestes casos, pois não é simplesmente uma espuma de polietileno. Ela foi desenvolvida num processo de espuma reticulada de células fechadas, com rigidez dinâmica, densidade e espessura elaboradas a partir de estudos, para a melhor eficiência acústica sob acabamento de pisos sobre lajes. Com ela, os níveis de pressão sonora transmitidos, resultantes de impacto sobre pisos, ficam bem abaixo do limite máximo, promovendo mais do que o recomendado como mínimo pela norma NBR 15575-3.

Portanto, na hora de escolher um imóvel a precaução de checar se existe uma manta de atenuação de ruídos instalada nos pisos pode evitar diversos inconvenientes.

____________________________________________________________________________

*Davi Akkerman é Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, com mestrado no Institute of Sound and Vibration Research da University of Southampton da Inglaterra, fundador da Harmonia Acústica Ltda, escritório de Consultoria e Projetos Acústicos, e presidente da recém-fundada ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica.