Especialização em intervenção no patrimônio arquitetônico é o novo curso de pós-graduação oferecido pela belas artes

165

Inscrições estão abertas para todos os cursos de pós da instituição, que oferece em áreas de sua expertise como Arquitetura, Design, Artes, Comunicação e Moda.

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do país, com 90 anos de história, está com inscrições abertas para 17 cursos de pós-graduação na modalidade Lato Sensu.

A novidade para este segundo semestre é o novo curso de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico, com coordenação do professor Mestre Luiz Alberto Fresl Backheuser, titular do escritório de arquitetura & urbanismo Backheuser Arquitetura.

“Conceitos como cidades compactas, usos mistos, edifícios híbridos, mobilidade urbana e adensamento inteligente farão parte de discussões durante todo o curso. Estes temas são a base de pensamento para implementação de um desenvolvimento sustentável para os espaços urbanos”, explica Backheuser.

O curso busca aprofundar conhecimentos, técnicas e tecnologias, tornando o profissional apto a discutir o papel da Arquitetura e do Planejamento Urbano, como orientadores do desenho das novas cidades. Segundo resultados do Censo 2010, 85% da população brasileira vive em áreas urbanas o que torna necessário um estudo aprofundado de como habitar este espaço de forma inteligente.

Os encontros ocorrem duas vezes por semana – terças e quintas – das 19h às 22h40, e um sábado ao mês, das 08h às 11h40.

Válido ressaltar que a Belas Artes foi a primeira instituição a oferecer o curso de Graduação de Arquitetura em São Paulo, implementado em 1928.

A Pós-Graduação do Centro Universitário oferece um espaço para networking e desenvolvimento de carreira. Com duração de um ano e meio, é composto por dois semestres com aulas presenciais e o terceiro semestre semipresencial – totalmente voltado para orientação e produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Este formato beneficia o estudante por conta da praticidade e flexibilidade das aulas.

Os encontros são ministrados por profissionais altamente qualificados e com experiência de mercado. Com aulas previstas para iniciarem em agosto de 2015, os cursos oferecidos são em áreas de expertise da Belas Artes comoArquitetura, Design, Artes, Comunicação e Moda.

Veja abaixo a lista completa dos cursos oferecidos:

– Arquitetura, Cidade e Sustentabilidade

– Cenografia e Figurinos

– Cinema, Vídeo e TV: Estética da Imagem em Movimento

– Comunicação Corporativa e Redes Sociais

– Comunicação e Cultura de Moda

– Comunicação Organizacional e Negócios

– Consultoria de Imagem e Estilo

– Design Digital e Novas Mídias

– Direção de Arte em Comunicação

– Gestão do Design

– História da Arte: Teoria e Crítica

– Intervenção no Patrimônio Arquitetônico

– Lighting Design – Iluminação, Tecnologia e Design

– Museologia, Colecionismo e Curadoria

– Paisagismo: Espaços Públicos e Privados

– Pintura Contemporânea: Reflexão e Prática

– Toy Design: arte, criação e negócio.

As inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo site (www.belasartes.br). O sistema de avaliação consiste na análise do currículo do interessado e entrevista com o coordenador do curso, agendada pela equipe da instituição.

INFORMAÇÕES

Pós-Graduação Belas Artes

Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – Cobertura da Unidade 2 – Vila Mariana – São Paulo/SP

(11) 5576-7300

www.belasartes.br/pos-graduacao

 

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de SP

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fundado em 23 de Setembro de 1925, desde seu inicio, ainda com o nome Escola de Belas Artes, proporcionou um espaço para o diálogo, troca de conhecimento, desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Na década de 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos e até, no período de 44 anos dividiram o mesmo prédio. Atualmente, o Centro Universitário conta com três unidades, todas localizadas no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

A criatividade continua como a característica mais forte da Instituição, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. A indústria criativa movimentou R$ 110 bilhões em 2011, segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que considerava estudos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Belas Artes. Ao todo a Instituição oferece 12 opções de graduação e 16 em pós-graduação.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa, com uma Biblioteca que oferece mais de 140.000 títulos, laboratórios de última geração, entre outros. Além disso, a Belas Artes oferece apoio e experiência de mercado aos alunos, através do programa de Coaching e a vivência em diversos tipos de projetos nos programas da central de extensão. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

www.belasartes.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here