CONAD 2010 – Design é Emoção!

377

O evento realizado pela ABD nos dias 16, 17 e 18 de Junho em São Paulo reuniu cerca de 1.000 participantes de todo o Brasil.  O conceito deste ano foi Design é Emoção!, assim, as palestras e salas especiais trouxeram os seguintes ângulos: 

Emoção: Os ambientes das grandes cidades comerciais e residenciais ganham cada vez mais um tom de “teatralidade” onde a emoção é a tônica, como se as pessoas buscassem valores perdidos (ilusão, paz, natureza, felicidade, tranqüilidade, entre outros). O projeto deve atender essa demanda.

Sociologia/Psicologia: A compreensão do universo emocional do cliente, como lidar com os fatores que determinam o comportamento hoje e no futuro.

Criatividade: O enorme desafio de criar e como alimentar esse processo: improvisando ou aplicando técnicas? Onde estão as fontes de inspiração e como manter-se sempre atualizado?

Entre os palestrantes convidados, destacaram-se Jum Nakao, estilista, com a apresentação de seu processo criativo para o desfile que mudou paradigmas em 2004 no São Paulo Fashion Week, Luciana Stein, jornalista, especializada em tendências de comportamento e consumo, Henrique Szklo, com uma palestra divertidíssima sobre criatividade com o título “Pedrão e os Neurônios Virgens”, Andréa  Naccache, psicanalista, abordando o tema “O design da emoção: quando a forma excede a função”, André Garolli, ator, demonstrando como a linguagem do teatro pode ajudar no contato com o cliente e Ana Carolina Fonseca, economista, com a palestra “Economia Criativa”, traz em um tom leve e bem-humorado uma discussão sobre as relações entre cultura e economia.

Ao final de cada dia, os participantes podiam escolher os temas das Salas Especiais, entre elas: “Como projetar espaços corporativos”,  “Sustentabilidade e o Design de Interiores”, “Empreendedorismo: como alavancar sua carreira”.

Estiveram presentes, atualizando seus conhecimentos, os profissionais de Campinas: Ana Paula Barros, André Zanolini, Eliana Barros, Izilda Bortolini de Moraes, Maria Pompéia Mesquita, Maycon Flamarion, Roseana Desenso Monteiro e Vera Maria Campana Rodrigues.