Cinco dicas de como reduzir o consumo de energia usando a automação residencial

386

Além do conforto e praticidade, tecnologias de automação podem impactar na conta de luz do consumidor

Cinco dicas de como reduzir o consumo de energia usando a automação residencial - NICEAUTOMACAO
Automação residencial auxilia na redução do consumo de energia

Passando pela maior crise hídrica em 90 anos, com consequentemente aumento da taxa extra na energia elétrica, surge a necessidade dos brasileiros reduzirem o consumo de energia como forma de contribuir na economia do recurso e redução da conta de luz. Sendo assim, a Nice, multinacional italiana em automação residencial e segurança eletrônica, separou cinco dicas de como a automação pode ser uma aliada para atingir esses objetivos , utilizando, por exemplo, um ecossistema inteligente. Confira abaixo:

• Iluminação – um dos usos mais recorrentes no consumo de energia em uma residência são as lâmpadas. Com a automação, é possível gerenciá-las, utilizando o sistema para apagar ou acender as luzes automaticamente e de forma programada, evitando o desperdício. O sistema Yubii Home da Nice permite administrar, por meio de celular e em qualquer lugar, as ações em horários e dias pré-estabelecidos, proporcionando redução no consumo de energia.

• Ar-condicionado – este é provavelmente um dos equipamentos que mais pesam na conta de luz no final do mês, devido ao seu alto consumo de energia. O sistema de ar-condicionado pode ser integrado ao sistema de automação da residência e acionado de maneira combinada com sensores de temperatura, com isso, equilibra-se o uso do aparelho, mantendo os ambientes agradáveis.

• Persianas e cortinas – ambientes com pouca iluminação nos levam a acionar mais o uso de lâmpadas e onerar a conta de luz. Com a automação de persianas e cortinas em um sistema de smart home é possível aproveitar o máximo de luminosidade e temperatura naturais. A Nice possui soluções completas de controle de luminosidade natural por meio de automação de janelas, persianas, cortinas e toldos integrados ao sistema Yubii Home.

• Equipamentos – regular o consumo dos aparelhos é uma das formas de reduzir o desperdício de energia. Controlar o tempo de uso, programando para ligar e desligar, também ajuda. As casas inteligentes permitem aos moradores desligar qualquer equipamento que estiver consumindo energia a qualquer hora, de qualquer lugar, ou então desligar todos os equipamentos de uma só vez, com apenas um comando de voz ou no celular.

• Irrigação de jardim – economizar água também impacta no consumo da energia elétrica, já que vivemos uma crise hídrica, com os reservatórios sofrendo esvaziamento que torna a produção energética mais difícil e cara. O sistema de automação de irrigação de jardins propicia o gerenciamento da quantidade de água suficiente para cada plantação, assim como para os jardins que demandam água, com a programação dos dias e horários para o acionamento.

Seguindo essas dicas, é possível economizar na conta de luz no final do mês e contribuir para a diminuição da crise hídrica e energética.