Casa FOA 2012

273

Durante visita a edição Casa FOA 2012 na cidade de Buenos Aires, tive a grata surpresa de encontrar uma mostra diferenciada.

O prédio onde a mostra está sendo realizada é o antigo edifício da Fábrica da Alpargatas, no Bairro La Boca, e só por aí já vale uma visita. Logo na entrada é possível se encantar com as maquetes das fachadas de todas as edições da Mostra.

Um amplo salão no andar térreo, reúne fornecedores, lojas, exposição de mobiliário de artistas renomados, um ambiente com peças à venda baseadas na antiga fábrica, além de um agradável café.

No andar superior, estão centralizados todos os ambientes da mostra.

Fugindo principalmente do que estamos acostumados a ver nas mostras de arquitetura e decoração aqui no Brasil, a Casa FOA 2012 traz em sua essência a volta da mostra conceitual, do desenho e da ousadia.

Os profissionais que estão presentes na mostra, em sua maioria, deixaram os tetos em gesso de fora de seus projetos. Peças desenhadas especialmente para a Mostra e outras muito antigas, inclusive de colecionadores, contrastam-se para dar forma aos ambientes.

Realizei a visita num final de tarde e pude notar como foi bem aproveitada à luz natural nos ambientes. As luminárias, pendentes e spots utilizados pelos expositores em sua maioria, não se sobressaiam mais que o próprio ambiente. As exceções ficavam por conta das peças de iluminação criadas e desenvolvidas para a mostra, seja com material reclicado ou com novos produtos de lojas.

Vê-se claramente a preocupação em resgatar o novo, a arte e a técnica para fugir do tradicional.

Fiquei impressionado com o uso do sofisticado sem exageros, o reuso na medida certa e o desprendimento dos profissionais em mostrar seus trabalhos usando tudo que o um prédio antigo poderia lhes oferecer, sem muitas interferências. Simplesmente fantástico!

Ponto pra eles….!!!!!

Maxwell Gerardi
Arquiteto

www.officinaarqdecor.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here