Cariri invade São Paulo durante a CASA COR Arte & Design

355
O evento acontece durante a 5ª edição do DW! Design Weekend e apresenta ao público a rica cultura presente nessa região isolada do Nordeste do Brasil
 
De 9 a 14 de agosto a cidade de São Paulo será tomada por uma manifestação cultural: a mostra Pavilhão Cariri, realizada durante a CASA COR Arte & Design, no Jocley Club de São Paulo, e que retratará, com detalhes, o verdadeiro reduto da cultura popular nordestina.
 
Conhecida por muitos como o Oásis do Sertão, a região fica no Sul do estado do Ceará, na fronteira com Pernambuco, e tem Padre Cícero como líder religioso e político – ícone que, até hoje, mesmo mais de 80 anos após a sua morte, mantém viva a religiosidade de seu povo, mesclada à uma riquíssima arte popular.
 
“A região do Cariri é uma das mais ricas do nosso país, mas, por ser isolada geograficamente, não é conhecida do grande público. Essa é uma grande oportunidade de disseminar, de uma vez por todas, todo o valor e história da região”, comenta a arquiteta Ana Virginia Furlani, uma das curadoras da mostra.
 
Pedro Ariel Santana, também curador da mostra e Diretor de Conteúdo da CASA COR, reforça que “apesar de o design brasileiros hoje ser extremamente competitivo, não podemos perder de vista nossa raízes, nossa cultura mais profunda, representada agora pelo Cariri”.
 
Programação
 
Durante todos os dias do evento, o público poderá conferir de perto a influência cultural e religiosa da região sobre todo o Brasil, por meio de exposições, arte, música, literatura e moda.
 
08 de agosto
 
18h – Coquetel de abertura do CASA COR 3XDESIGN, conduzido pelo Senac Ceará e com inspiração na gastronomia local do Cariri.
 
19h – Abertura da Oficina de Xilogravura do Sesc Ceará, com criação de xilogravuras ao vivo pelo Mestre José Lourenço.
 
19h30 – Apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, grupo folclórico e musical de Crato, uma das cidades que compõe a região do Cariri.
 
*Neste dia o Pavilhão do Cariri contará também com as importantes presenças do Governador do Ceará, Camilo Santana, acompanhado da 1ª Dama do Estado, Onélia Leite Santa, do Secretário Chefe da Casa Civil, Alexandre Landim, do Presidente do Sistema Fecomércio, Luis Gastão, da Diretora Regional do Senac CE, Ana Claudia Martins, da Diretora Regional do Sesc Ceara, Regina Leitão e de demais Secretários do Estado do Ceará.
 
09 de agosto
 
19h – Lançamento do livro “Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro”, escrito por Eduardo Motta, com presença do próprio homenageado
 
19h30 – Desfile da estilista Gisela Frank, com apresentação de coleção inspirada na obra do Mestre Espedito Celeiro, embalado pela apresentação do trio de forró Flor de Pequi
 
10 de agosto
 
19h – Lançamento do livro “Terra de Pequeno Inventário da vida de meninos e meninas do sertão”, de Gabriela Romeu, com fotos de Samuel Macedo e ilustrações de Sandra Jávera.
 
A mostra do Pavilhão do Carri tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, apoio da Fecomércio do Ceará, SENAC, SESC, IPDC e da Arauco, e ainda conta participação da Bell’Arte e Olho Interni.
 
SERVIÇO CASA COR Arte & Design
 
Data: De 9 a 14 de agosto
 
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 (vallet no numero 1.263) – Cidade Jardim, São Paulo
 
Horários
Terça a Sexta das 13h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
 
Valor do Ingresso
Terça a Quinta: Entrada gratuita
Sexta a Domingo: R$20,00
Meia entrada para idosos e estudantes: R$10,00