Blumpa ensina truques para limpar objetos em metal

313

Com o tempo, o metal tende a ficar fosco. Confira dicas de como deixar peças decorativas brilhando novamente
São Paulo, janeiro de 2015 – Peças de decoração, como as feitas em bronze, por exemplo, com o tempo perdem seu brilho natural. Se objetos metálicos não tiverem os devidos cuidados, podem danificar e, inclusive, perder suas propriedades.
Noelli de Fátima, Community Manager de Profissionais da Blumpa, plataforma de contratação de serviços de limpeza doméstica, separou alguns truques para limpar e recuperar o brilho de objetos em metal.
1. Use pano macio – a escolha do pano utilizado é muito importante. Um que seja muito áspero na textura pode riscar o metal e um com fiapos pode deixar detritos. Um pano de microfibra é o ideal para a limpeza.
2. Polimento – é fundamental para recuperar o brilho de objetos metálicos, mas antes é preciso limpá-los para remover a sujeira, detritos e óleos. Esses elementos podem impedir o polimento, pois desgastam a peça, e o óleo cria uma barreira entre o metal e o polimento.
3. Use água com sabão neutro – é uma ótima solução para lavar o metal antes de poli-lo. Uma escova de dentes de cerdas macias pode ser usada para limpar fendas. Após realizar a limpeza das peças seque bem e guarde as peças envolvidas em flanelas, conservando assim a peça por mais tempo.
4. Solução ácida – ajuda a remover manchas no metal. Considerando o uso de vinagre ou suco de limão, a limpeza pode ser feita molhando o pano em uma das soluções e esfregá-la sobre metal. Outra mistura eficaz é o suco de limão ou vinagre com a adição de uma colher de sopa de sal ou farinha até chegar em uma consistência pastosa. Esfregue em movimentos circulares, enxágue com água e seque com um pano de microfibra. Já no caso de peças em bronze, o vinho branco quente é uma excelente solução. É preciso mergulhar as peças no vinho e deixar repousar durante alguns minutos para eliminar completamente a sujeira.
5. Para recuperar o brilho – Bicarbonato de sódio é bom para polir metais porque não desgasta e também ajuda a neutralizar os níveis de pH. Com partes iguais de bicarbonato e água, é preciso chegar em uma solução pastosa e esfregar sobre o metal com movimentos circulares suaves. Depois desse processo, é preciso enxaguar com água e secar com um pano de microfibra. Outra solução é misturar em um recipiente limão, vinagre, amoníaco e água. Com o líquido resultante é possível tirar o pó e recuperar o brilho dos objetos. A ideia é mergulhar as peças durante 5 minutos, aproximadamente, e depois secá-los com o pano macio.
Blumpa (www.blumpa.com) é a primeira e única plataforma no Brasil capaz de oferecer oportunidade de busca e contratação de serviços de limpeza online, de forma prática e segura, em toda a cidade de São Paulo, Grande São Paulo, Campinas (SP) e Curitiba (PR). Os usuários do Blumpa podem solicitar a visita do profissional autônomo, em 24 horas, de acordo com a necessidade doméstica, direto do computador ou smartphone. Fundada por Eduardo Giglio, em 2013, hoje, a empresa que é uma ponte entre os mais de 700 profissionais autônomos cadastrados e os cerca de 4 mil usuários por mês, tem como objetivo garantir rentabilidade paras os profissionais autônomos e praticidade para os contratantes do serviço.