A Tok&Stok apresenta a mostra “Estrelas do Design Finlandês”, que acontece no Instituto Tomie Ohtake.

422

De 11 de março a 02 de maio, a Tok&Stok apresenta, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a mostra “Estrelas do Design Finlandês”.  A exposição, que reúne 200 peças selecionadas pela curadora Marianne Aav, traz detalhes do traço que caracteriza a história do design finlandês, como se desenvolve e reinventa nos dias atuais, num só tempo em que demonstra o sucesso de uma nação que reconhece o design como projeto de país, sendo fonte de sua economia e identidade. 

O design é apresentado na mostra sob cinco perspectivas diferentes: Nacional/Internacional; O Material; Natureza como ponto de partida; Forma pura; e Inovação. Organizada pelo Museu de Design de Helsinque, com apoio da Embaixada da Finlândia, a exposição conta com um acervo de artistas históricos e contemporâneos.

Para a Tok&Stok a mostra é um momento de reencontro. A empresa, que atua no mercado brasileiro de movelaria e acessórios desde 1978, iniciou, há mais de 30 anos, a distribuição de móveis desenhados na Suécia, com as criações da Innovator, abrindo espaço para a chegada, na década seguinte, da finlandesa Vuokko e da Pelikan Design, da Dinamarca.

Para Régis Dubrule, presidente da Tok&Stok, tornar possível a exposição é uma  oportunidade importante, que reforça o trabalho de difusão de tendências e inovações no mercado nacional que caracteriza a atuação da empresa. “Temos uma cumplicidade antiga com o design escandinavo e agora temos a chance de revivê-la“, ressalta.

A mostra traz, como basilares do desgin finlandês, o pintor Akseli Gallen-Kallela e o arquiteto Eliel Saarinen (1873-1950), que contribuíram introduzindo ao design características nacionais e o espírito internacional do Art Nouveau. Também se destacam Alvar Aalto (1898-1976), que uniu uma linguagem orgânica da forma com o funcionalismo, na arquitetura e mobiliário; o modernista inovador, Tapio Wirkkala (1915-1985), com desenhos da natureza e artesanais, reconhecido pelo seu trabalho em vidro; e Kaj Franck (1911-1989), que se destaca por suas obras em vidro e cerâmica, e por ser o primeiro a promover a reciclagem.

Entre os intermediários, reúne os trabalhos de Timo Sarpaneva (1926-2006), Ilmari Tapiovara (1914-1999), Maija Isola (1927-2001), Oiva Toikka (1931), Eero Aarnio (1932); e na geração mais jovem se destacam Maija Louekari (1982), Harri Koskinen (1970) e Ilkka Suppanen (1968).

Os organizadores da exposição explicam que a linguagem nacional da forma surgiu na época em que a Finlândia buscava seu lugar como nação independente e para encerrar a influência russa.  Na virada do século 19 para o 20 se deu a primeira “idade do ouro” do design finlandês, quando artistas e arquitetos interessados em desenhar objetos conseguiram manter o conceito do Art Noveau em todos os trabalhos artísticos.  

O sucesso da história do design finlandês começou nos anos 1950, após a Segunda Guerra. As necessidades da indústria e dos consumidores formaram a base que possibilitou uma geração de jovens chegarem ao pós-guerra produzindo design. A criação da identidade filandesa aconteceu através dessa produção.

Pioneira na proposta de soluções simples e completas, com preços acessíveis e pronta retirada, a Tok&Stok é reconhecida, entre outras, como empresa que investe em design e antecipa tendências, estimula atividades culturais e educacionais, reconhece e incentiva talentos. Tornar possível a mostra “Estrelas do Design Finlandês”, ao lado da Embaixada da Finlândia e do Instituto Tomie Ohtake, é mais uma ação importante dentro de um compromisso firmado desde a criação da empresa em 1978.

Exposição “Estrelas do Design Finlandês”

Local: INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Data: 11 de março a 02 de maio – Terça à Domingo das 11:00h às  20:00hs

Endereço: Av: Faria Lima , 201 – Entrada pela Rua: Coropés – Bairro:Pinheiros
www.institutotomieohtake.org.br