7ª Edição Construmetal 2016

262

Entre os próximos dias 20 e 22, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, sediará a 7ª edição do Construmetal – Congresso Latino-Americano da Construção Metálica. O evento terá uma vasta programação e colocará o aço como protagonista para o crescimento da construção civil no país.

Serviço:

CONSTRUMETAL 2016
Congresso Latino-Americano de Construção Metálica
Quando: 20, 21 e 22 de setembro
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Consolação – São Paulo

www.abcem.org.br/construmetal

PROGRAMAÇÃO:

Dia 20 de setembro

10h30 – Palestra Magma – Avanços da Arquitetura em Aço
Desenvolvimento: As principais tendências da utilização do aço na Europa e Estados Unidos serão explanadas pelo arquiteto e engenheiro Joseph G. Burns.
Palestrantes: Joseph G. Burns – aficionado pela integração entre arquitetura e engenharia, uniu conhecimentos, elevando padrões de pesquisa, prática e treinamento. É membro do Conselho de Administração da Thornton Tomasetti, supervisionando as ações da empresa na Europa, Oriente Médio, Índia e Brasil. Burns também é especialista na concepção de sistemas estruturais complexos, incluindo engenharia sísmica e análise dinâmica.
Coordenador: José Armênio de Brito Cruz – Presidente IAB – SP

14h00 – Painel 1 – Investimentos em Infraestrutura: como melhorar o ambiente de negócios?
Desenvolvimento: Especialistas indicam os principais benefícios de projetos qualificados para infraestrutura e as parcerias público-privadas (Ppp).
Palestrantes: José Carlos Martins – Presidente CBIC; José Roberto Bernasconi – Presidente SINAENCO e Jorge Arraes – Secretário Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas Prefeitura do Rio de Janeiro.
Debatedores: Secretaria de Governo ESP, BNDES, BRADESCO.
16h30 – Painel 2 – Prevenção e Durabilidade das Estruturas e Coberturas de Aço
Desenvolvimento: Especialistas indicam principais métodos e técnicas como pintura e galvanização para maior durabilidade das construções com aço.
Palestrantes: Helmut Schulitz – SCHULITZ Architekten – Alemanha; Roger Williams – Sherwin Williams, Inglaterra.
Mediador: Fabio Pannoni – Gerdau.
Debatedor: Corpo de Bombeiros da PMESP.

Dia 21 de setembro

9h00 – Palestra Magma – As Necessidades de P&D / Como Acontecem os Ganhos e Frutos no Relacionamento Escola e Indústria
Desenvolvimento: Avanços no conhecimento e desenvolvimento de tecnologias a partir da integração entre academia e a indústria.
Palestrante: Ricardo Hallal Fakury – UFMG.
Painelistas: Siegbert Zanettini – USP; Helmut Schulitz – SCHULITZ Architekten – Alemanha; Luiz Caggiano – Brafer; EMBRAPII.
Coordenador: Ronaldo Soares – ABCEM.

14h00 – Painel 3 – Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM (Sistemas de Integração de Projetos)
Desenvolvimento: Realidade nos principais escritórios de arquitetura e engenharia a tecnologia BIM é uma das grandes aliadas dos projetos. A discussão abordará sua importância e relevância para o fluxo de produção e no aumento da qualidade do controle dos processos construtivos.
Palestrantes: Sérgio Leusin – GDP; Ronaldo Martineli – Medabil e Ricardo Bianca de Melo – Autodesk.
Mediador: Eduardo Toledo Santos – Coordenador Comissão de Estudo de Modelagem de Informação da Construção -ABNT/CEE-134.

16h30 – Painel 4 – Parcerias Inteligentes em Múltiplos Andares
Desenvolvimento: A construção metálica em edificações comerciais e corporativas vem crescendo anualmente no Brasil. O painel propõe a apresentação e avaliação econômica de projetos em cases nacionais.
Palestrantes: Euclydes Trovato – Thornton Tomasetti; Edson Kater – Odebrecht e Maria Bernardete Sinhorelli – J/Mbs Arquitetura.
Mediador: João Vendramini – ABECE.

Dia 22 de setembro

9h00 – Palestra Magna – Conjuntura Política e Econômica
Desenvolvimento: A discussão é pautada a partir do momento político-econômico vivido no país e suas nuances do ponto de vista da construção metálica.
Palestrante: Cláudio Frischtak – Inter.B.
Painelistas: Antônio Correa de Lacerda – PUC-SP e sócio MacroSector Consultores; Germano Mendes de Paula – UFU; Alexandre Lyra – vice-presidente sênior do grupo Vallourec na América do Sul e Sérgio Leite de Andrade – presidente da USIMINAS.
Coordenador: Marino Garofani – Brafer.

14h00 – Painel 5 – Estruturas Mistas de Aço e Concreto
Desenvolvimento: As principais características das estruturas mistas de aço e concreto serão apresentadas e debatidas com a finalidade de identificar seus principais benefícios e vantagens.
Palestrantes: João Vendramini – ABECE; Ricardo França e Júlio Fruchtengarten – ABECE e Acir Mércio Loredo Souza – UFRGS.
Mediador: Yorki Estefan – Sinduscon-SP.

16h30 – Painel 6 – Análise e Gestão de Riscos de Contratos (Pleitos)
Desenvolvimento: A discussão visa identificar quais são os riscos que devem ser analisados em cada obra e quais as melhores opções para a sua gestão.
Palestrantes: Carlos Del Mar – Del Mar Advogados, autor do livro “Direito na Construção Civil” e Henrique Frohnknecht (Hill International).
Coordenador: Fulvio Zajakoff – BEMO.
Debatedores: Marino Garofani – Brafer e Raúl Quiroga – Incomisa.

Sobre a ABCEM

A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em 10 de setembro de 1974, e congrega nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, as empresas de galvanização a fogo, e escritórios de arquitetura e projeto de engenharia. Entre os patronos da Associação estão as principais usinas siderúrgicas e fornecedores de parafusos e fixadores, de softwares, de máquinas e equipamentos.